Os impactos da nova proposta curricular do Estado de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v7n0.1915Mots-clés :
IDESP. Qualidade. Proposta curricular.Résumé
Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo implantou a Nova Proposta Curricular com o objetivo de melhorar a qualidade da educação. A avaliação dessa implantação será medida pelo Índice de Desenvolvimento Educacional do Estado de São Paulo (IDESP). Nesta pesquisa, objetiva-se averiguar o trabalho curricular no cotidiano das unidades escolares que apresentam baixos índices de aprendizagem, com o intuito de verificar de que forma estão aceitando e trabalhando essa proposta. Utilizaremos como referencial teórico o significado de currículo, associado ao processo cultural de uma sociedade (SACRISTÁN, 2000), às políticas públicas (PARO, 2001) e à cultura escolar (REIS; FERRETTI, 2004). Na primeira etapa, realizada em 2008 em uma das escolas, alguns professores apontaram a dificuldade de trabalhar com os cadernos dos professores, pois muitos discentes não conseguiam acompanhar os conteúdos e precisaram elaborar uma adaptação. Nesse ano, as escolas receberam cadernos dos alunos articulados com os cadernos dos professores.Téléchargements
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Publiée
2009-09-15
Comment citer
CUNHA, Adriana dos Santos. Os impactos da nova proposta curricular do Estado de São Paulo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 7, p. 121–126, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v7n0.1915. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1915. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos