Intervenção dos Estados Unidos na política local de Pernambuco através do acordo de educação da aliança para o progresso (1961-1964)

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DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.20074

Mots-clés :

aliança para o progresso, Brasil e Estados Unidos, guerra fria, Pernambuco, educação

Résumé

O presente artigo analisa o uso político da Educação feito pelos Estados Unidos, através da Aliança para o Progresso, para interferir na política do estado de Pernambuco. Isso foi feito por meio da assinatura de um convênio de Educação com o governador Cid Sampaio (UDN), com o objetivo de favorecer o seu governo e ingerir nas eleições estaduais de 1962. Reportagens da época levavam o governo dos Estados Unidos a crer que a região Nordeste e Pernambuco, especificamente, eram locais perigosos devido a pobreza e as forças políticas e sociais que disputavam o poder. Sugestionada pela Revolução Cubana (1959), a administração Kennedy (1961-1963) lançou a Aliança para o Progresso, um programa de ajuda econômica para desenvolver a América Latina, apoiar regimes democráticos, e promover a melhoria da qualidade de vida da população, contra a subversão comunista. Aos olhos dos Estados Unidos, as eleições para o governo do estado de Pernambuco entre João Cleofas (UDN) e Miguel Arraes (PST) metaforizaram um conflito entre liberdade e comunismo, respectivamente. Após a vitória de Arraes, os Estados Unidos passaram a dificultar o pagamento das verbas do convênio de educação e muito pouco foi feito de fato, além de propaganda política.

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Biographie de l'auteur

Leonardo Laguna Betfuer, Universidade de São Paulo – USP

Mestre em História Econômica

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2021-12-09

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BETFUER, Leonardo Laguna. Intervenção dos Estados Unidos na política local de Pernambuco através do acordo de educação da aliança para o progresso (1961-1964). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 99–114, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.20074. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20074. Acesso em: 26 sept. 2024.

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