Revisão bibliográfica sobre a temática da participação política da juventude nas pesquisas em educação de 2007 a 2017

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.22206

Mots-clés :

juventude, educação, participação política, ocupações estudantis, gênero e sexualidade

Résumé

Na presente revisão bibliográfica, busca-se reconhecer a produção acadêmica acerca da temática da participação política da juventude no Brasil entre os anos de 2007 e 2017, tendo como base o levantamento de artigos publicados em 10 periódicos brasileiros da área da Educação com classificação A1 no sistema Qualis e chegando ao agrupamento de 20 artigos que problematizam a participação política juvenil. Tal agrupamento foi perspectivado segundo: i) as focalizações da participação política da juventude; ii) os aportes teóricos e metodológicos mobilizados pelas pesquisas; iii) a pertinência dos contextos escolares; e iv) a presença das questões de gênero e sexualidade. Verifica-se que o aumento da visibilidade da ação política da juventude pelas ocupações estudantis foi acompanhado do adensamento das publicações acadêmicas, destacando-se a relevância das questões de gênero e sexualidade e, por outro lado, a baixa incidência de mobilizações dos Estudos da Juventude nestes trabalhos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Valéria Lopes Peçanha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA

Doutora em Educação

 

Références

ABRAMO, Helena W. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revis-ta Brasileira de Educação, n. esp., nº 5 e 6, p. 25-36, maio/jun./jul./ago.-set./out./nov./dez. 1997.

ABRAMO, Helena W. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In. FREITAS, Maria Virgínia de (Coord.). Juventude e adolescência no Brasil: referências con-ceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. p. 19-39.

ALMEIDA, Dóris Bittencourt; BASTOS, Maria Helena Camara Bastos. Culturas juvenis dos anos 1980 nas páginas do periódico estudantil: “JB – O Jornal do Becker” (Colégio Estadual D. João Becker – 1985/1986). Educar em Revista, Curitiba, Brasil, nº 57, p. 239-259, jul./set. 2015.

ALVIM, Davis Moreira; RODRIGUES, Alexsandro. Coletivos, ocupações e protestos secunda-ristas: a fênix, o leão e a criança. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, n. esp., p. 75-95, jan./mar. 2017.

APSIS, Renata Lima. Minorias e territórios: ocupações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v.19, n. esp., p. 63-74, jan./mar. 2017.

CATINI, Carolina de Roig; MELLO, Gustavo Moura de Cavalcanti. Escolas de luta, educação política. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº 137, p. 1.177-1.202, out./dez. 2016.

CORSINO, Luciano Nascimento; ZAN, Dirce Djanira Pacheco. A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, nº 1, p. 26-48, jan./mar. 2017.

COSTA, Luciano Bedin da; SANTOS, Manuella Mattos dos. Espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre: o apoio mútuo como base da inteligência coletiva. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, nº 1, p. 49-72, jan./mar. 2017.

COUTINHO, Luciana G.; ANDRADE, Claudia B. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, n. esp., p. 48-63, jan./mar. 2017.

DAYRELL, Juarez; GOMES, Nilma Lino; LEÃO, Geraldo. Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo? Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, nº 38, p. 237-252, set./dez. 2010.

FLACH, Simone F.; SCHLESENER, Anita H. Análise de conjuntura sobre a ocupação de es-colas no Paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci. ETD - Educação Temática Digi-tal, Campinas, v. 19, nº 1, p. 165-186, jan./mar. 2017.

GROPPO, Luís A.; TREVISAN, Júnior; BORGES, Lívia F.; BENETTI, Andréa M. Ocupa-ções no Sul de Minas: autogestão, formação política e diálogo intergeracional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, nº 1, p. 141-164, jan./mar. 2017.

LARCHERT, Jeanes Martins. Cala boca, menino! O menino não cala, resiste. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, n. esp., p. 1-22. jan./mar. 2017.

LEITE, Miriam S. No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstru-ção em narrativas das ocupações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, n. esp., p. 23-47, jan./mar. 2017.

MARTINS, Francisco André Silva; DAYRELL, Juarez Tarcísio. O grêmio estudantil como es-paço educativo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, nº 4, p. 1.267-1.282, out./dez. 2013.

MENEZES, Isabel; FERREIRA, Pedro. Cidadania participatória no cotidiano escolar: a vez e a voz das crianças e dos jovens. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, nº 53, p. 131-147, jul./set. 2014.

MENEZES, Jaileila de Araújo; COSTA, Mônica Rodrigues; FERREIRA, Danielle de Farias Tavares. Escola e movimento hip hop: o campo das possibilidades educativas para a juventude. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 83-106, set. 2010.

PAES, Bruno Teixeira; PIPANO, Isaac. Escolas de luta: cenas da política e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, nº 1, p. 3-25, jan./mar. 2017.

PEÇANHA, Valéria Lopes. Sem temer: Demandas de gênero e sexualidade e deslocamentos na tradição do movimento estudantil do Colégio Pedro II. 2021. 296 f. Tese (Doutorado em Edu-cação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

RATTO, Cleber Gibbon; GRESPAN, Carla Lisbôa; HADLER, Oriana Holsbach. “Ocupa 1º de Maio”: Ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, nº 1, p. 99-118, jan./mar. 2017.

SEVERO, Ricardo Gonçalves; SEGUNDO, Mario Augusto Correia San. #OcupatudoRS – Socialização política entre jovens estudantes nas ocupações de escolas no Rio Grande do Sul. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, nº 1, p. 73-98, jan./mar. 2017.

SILVA, Andréa Villela Mafra da; MELO, Keite Silva de. #OcupaIserj: Estratégias comunica-cionais do movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, nº 1, p. 119-140, jan./mar. 2017.

SPOSITO, Marilia P. Estudos sobre juventude e educação. Revista Brasileira de Educação, n. esp., nº 5 e 6, p. 37-52, maio/jun./jul./ago.-set./out./nov./dez. 1997.

SPOSITO, Marilia P. O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). vols. 1 e 2. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.

ZIBAS, Dagmar M. L. “A Revolta dos Pinguins” e o novo pacto educacional chileno. Revista Brasileira de Educação, v. 13, nº 38, p. 199-220, maio/ago. 2008.

Téléchargements

Publiée

2022-12-15

Comment citer

PEÇANHA, Valéria Lopes. Revisão bibliográfica sobre a temática da participação política da juventude nas pesquisas em educação de 2007 a 2017. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 181–192, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n2.22206. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/22206. Acesso em: 8 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos