Desafios e surpresas da inclusão de uma criança cega em sala de aula

Auteurs

  • Valquiria Bertuzzi Veronesi Universidade Nove de Julho
  • Francisca Eleodora Santos Severino

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7733

Mots-clés :

Educação. Inclusão. Deficiência visual. Arte.

Résumé

Este ensaio retrata a experiência de uma professora que tendo atuado na gestão escolar por doze anos retorna à sala de aula de uma turma de alfabetização com um aluno cego. A proposta tem como objetivos principais promover a reflexão acerca dos desafios e poten-cialidades decorrentes da inclusão escolar de uma criança cega e contribuir para o desen-volvimento integral dos alunos. Visando alcançar os objetivos, recorreu-se a estudo biblio-gráfico, rodas de conversas com as crianças, estabelecimento de parcerias e planejamento ressignificado do trabalho para uma aprendizagem ampla e prazerosa. O aporte teórico utilizado perpassa pela legislação e por referências como Freire (1989,1996), Fischer, (1987), Santaella (2012) e Galvão (1995). Como resultados obtidos, destaca-se o estreitamento de vínculo entre todos os envolvidos e as vivências proporcionadas como responsáveis em potencializar possibilidades para novas conquistas e superações. Um cenário de aprendiza-gem bilateral em que todos foram favorecidos. 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Valquiria Bertuzzi Veronesi, Universidade Nove de Julho

Mestra em Gestão e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho.  São Paulo – SP - Brasil

Francisca Eleodora Santos Severino

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo . São Paulo – SP – Brasil

Téléchargements

Publiée

2018-12-19

Comment citer

VERONESI, Valquiria Bertuzzi; SEVERINO, Francisca Eleodora Santos. Desafios e surpresas da inclusão de uma criança cega em sala de aula. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 167–182, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.7733. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7733. Acesso em: 27 sept. 2024.