Desafios e surpresas da inclusão de uma criança cega em sala de aula

Autores

  • Valquiria Bertuzzi Veronesi Universidade Nove de Julho
  • Francisca Eleodora Santos Severino

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7733

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Deficiência visual. Arte.

Resumo

Este ensaio retrata a experiência de uma professora que tendo atuado na gestão escolar por doze anos retorna à sala de aula de uma turma de alfabetização com um aluno cego. A proposta tem como objetivos principais promover a reflexão acerca dos desafios e poten-cialidades decorrentes da inclusão escolar de uma criança cega e contribuir para o desen-volvimento integral dos alunos. Visando alcançar os objetivos, recorreu-se a estudo biblio-gráfico, rodas de conversas com as crianças, estabelecimento de parcerias e planejamento ressignificado do trabalho para uma aprendizagem ampla e prazerosa. O aporte teórico utilizado perpassa pela legislação e por referências como Freire (1989,1996), Fischer, (1987), Santaella (2012) e Galvão (1995). Como resultados obtidos, destaca-se o estreitamento de vínculo entre todos os envolvidos e as vivências proporcionadas como responsáveis em potencializar possibilidades para novas conquistas e superações. Um cenário de aprendiza-gem bilateral em que todos foram favorecidos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquiria Bertuzzi Veronesi, Universidade Nove de Julho

Mestra em Gestão e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho.  São Paulo – SP - Brasil

Francisca Eleodora Santos Severino

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo . São Paulo – SP – Brasil

Downloads

Publicado

19.12.2018

Como Citar

VERONESI, Valquiria Bertuzzi; SEVERINO, Francisca Eleodora Santos. Desafios e surpresas da inclusão de uma criança cega em sala de aula. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 167–182, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.7733. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7733. Acesso em: 27 set. 2024.