Educação do corpo e relações étnico-raciais sob o olhar de professores

Auteurs

  • Kalyla Maroun Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8409

Mots-clés :

Educação do corpo. Relações étnico-raciais. Professores. Instituições escolares.

Résumé

A questão que se pretende responder aqui é: qual o olhar de professores da área de lingua-gens sobre o tema da educação para as relações étnico-raciais, especialmente aqueles que possuem o corpo como elemento central em suas práticas educativas? Foi realizada análise bibliográfica para a conceituação do termo educação do corpo; exercício analítico apontan-do como processos de educação do corpo podem dar visibilidade ao tema da educação para as relações étnico-raciais na escola; pesquisa de campo representada por entrevistas com três professores de uma escola do município do Rio de Janeiro: uma professora de Artes Cênicas, uma de Educação Física e um professor de Música. Os dados apontaram para duas categorias analíticas: conhecimento sobre as políticas educacionais voltadas ao tema; práticas educativas, curriculares ou não, com foco nas relações étnico-raciais. Ainda que o tema não seja observado nos planejamentos de todos os professores, há uma sensi-bilização para com o mesmo.

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Biographie de l'auteur

Kalyla Maroun, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ – Brasil

 

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Publiée

2018-12-19

Comment citer

MAROUN, Kalyla. Educação do corpo e relações étnico-raciais sob o olhar de professores. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 15–33, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8409. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8409. Acesso em: 27 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC