Tecnologias assistivas em classes hospitalares: possibilidades para inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em tratamento oncológico
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7748Palavras-chave:
Tecnologias assistivas. Classes hospitalares. Inclusão.Resumo
o artigo corresponde a vivência das pesquisadoras, respectivamente em uma pesquisa de doutorado e um projeto de extensão universitária, ambos em andamento e relacionados à formação de professores para utilização de tecnologias educacionais em classes hospitalares que contempla o atendimento à crianças e adolescentes com deficiência em tratamento oncológico. O objetivo é refletir sobre a formação de professores para utilização de tecnologias assistivas em classes hospitalares; apresentar as necessidades de adaptações e flexibilizações curriculares para o hospital; relatar sobre práticas pedagógicas inclusivas nesses espaços. Para construção do texto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo. Obtivemos como resultado que as tecnologias assistivas são efetivamente necessárias em classes hospitalares, pois possibilita a inclusão das crianças e adolescentes. Concluímos que é necessário investimento financeiro para compra de equipamentos e formação de professores, dada a relevância do tema é necessária a sensibilização da sociedade e dos governantes.Downloads
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Publicado
24.05.2018
Como Citar
DA SILVA RAMOS DE OLIVEIRA, Adriana; CASTEDO MARIA DO NASCIMENTO, Elisangela; RODRIGUES FERNANDES ELEOTÉRIO, Valdênia. Tecnologias assistivas em classes hospitalares: possibilidades para inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em tratamento oncológico. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 136–156, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.7748. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7748. Acesso em: 12 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos