Interferência do empresariado na implementação de políticas públicas educacionais: o caso do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro no estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13166

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Gestão por Resultados

Resumo

O presente artigo é uma premissa da temática a ser abordada na dissertação de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará. Objetiva-se com esse estudo identificar como o Instituto Unibanco direcionou a implementação do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro no estado do Pará a partir de um modelo de gestão desenvolvido pelas empresas privadas. Assim, será empreendido uma análise do percurso realizado pelo Comitê Gestor do Programa, durante o ano de 2013 a 2014, período em que a pesquisadora desenvolveu a função de Coordenadora da política no estado. A partir do estudo realizado inferimos que as empresas privadas engessam a autonomia da escola ao impor um modelo de gestão por resultados.

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Biografia Autor

Keline Rodrigues Araujo, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia, Pós-graduação em Pedagogia do Movimento Humano-Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professora na Unidade de Educação Infantil Catalina II na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC/PA) e Especialista em Educação na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Políticas Públicas e Assessoramento pedagógico e é membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação (GEPTE) da Universidade Federal do Pará. ORCID iD https://orcid.org/0000-0003-4537-5247.

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Publicado

2019-06-24

Como Citar

ARAUJO, Keline Rodrigues. Interferência do empresariado na implementação de políticas públicas educacionais: o caso do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro no estado do Pará. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 183–203, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.13166. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/13166. Acesso em: 15 dez. 2024.