Uso do Mapa Conceitual como Ferramenta Auxiliar no Ensino da Disciplina Política e Organização da Educação Brasileira

Autores

  • Natalia Pimentel Esposito-Polesi USP/ESALQ
  • Maria Angélica Penatti Pipitone USP/ESALQ

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.2396

Palavras-chave:

mapa conceitual, aprendizagem significativa, ensino e aprendizagem

Resumo

Os mapas conceituais consistem em uma representação gráfica e visual de idéias e da inter-relação entre idéias e/ou conceitos. Há uma série de usos para os mapas conceituais na escola e a partir disto desenvolveu-se a hipótese do uso do mapa conceitual como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da disciplina Política e Organização da Educação Brasileira ministrada para cursos de licenciatura de uma universidade pública localizada em Piracicaba/SP. Para tal, realizou-se a divisão dos 42 alunos matriculados na disciplina em duplas, para elaborar o mapa conceitual inicial, dispondo de 30 minutos após a aula. Os mapas foram recolhidos e corrigidos. Após a correção os mapas foram devolvidos aos alunos, que fizeram o mapa final, também em 30 minutos e depois de estudarem e pesquisarem sobre o tema. Os resultados do trabalho foram avaliados mediante a análise qualitativa e quantitativa dos mapas. Dessa forma verificou-se, entre outros resultados, que os mapas finais foram maiores, mais complexos e com mais ramificações quando comparados aos mapas iniciais. Concluiu-se que os mapas foram importantes na promoção do processo de ensino e aprendizagem, visto que os alunos tiveram melhor aproveitamento da disciplina e maior facilidade para resolução das provas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Pimentel Esposito-Polesi, USP/ESALQ

Engenheira Agrônoma, Licenciada em Ciências Agrárias e Mestre em Ciências pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP

Maria Angélica Penatti Pipitone, USP/ESALQ

Doutora em Educação pela Unicamp Mestre em educação pela UFSCarlos Profa.Dra. Da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz- campus da Universidade de São Paulo Coordenadora de Cursos de Licenciatura

Downloads

Publicado

21.06.2011

Como Citar

ESPOSITO-POLESI, Natalia Pimentel; PIPITONE, Maria Angélica Penatti. Uso do Mapa Conceitual como Ferramenta Auxiliar no Ensino da Disciplina Política e Organização da Educação Brasileira. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 95–104, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.2396. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2396. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos