Processo de Avaliação por Pares

1. As colaborações submetidas à Dialogia são avaliadas tendo em vista, em especial, rigor metodológico, gramatical, redacional, grau de originalidade e autoria, criatividade, assim como alinhamento em relação ao foco da revista.

2. Quando o trabalho submetido não for adequado às Diretrizes para Autores, Condições para Submissão, sobre aspectos técnicos, normativos, metadados, será arquivado e comunicado aos autores.

3. Quando o trabalho submetido não for adequado à política editorial da Revista, será arquivado e a decisão será comunicada aos autores.

4. Caso seja verificada a pertinência do trabalho enviado, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (Processo de Peer Review) a cargo dos parecerias ad hoc – especialistas designados em função do tema do artigo. Os pareceristas são, preferencialmente, professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.

5. Para publicação é necessária dupla aprovação. Havendo divergência entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro parecerista.

6. Os pareceristas podem aceitar o artigo, solicitar revisões ou rejeitá-lo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é arquivado. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.

7. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado.

Cabe aos editores a decisão sobre a edição onde o artigo será publicado.