Chamada de Dossiê - n. 51 set./dez. 2024

Saberes rizomáticos em educação

Revista Dialogia n. 51 (set/dez. 2024)

Submissões: até 30 de outubro 2024 – clique aqui

Formato dos textos: ABNT e Normas de Publicação de Dialogia – acesse em Diretrizes para Autores.

Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol.

A imagem de rizomas são como caules, que se interconectam, interfecundam e intercomunicam, gerando novas vidas e mantendo sua própria vida num processo em que geração e manutenção se confundem infinitamente, é o que dá impulso ao Dossiê 50 da Revista Dialogia. Tal perspectiva pretende se oferecer como um modo de investigar as realidades educacionais. Escreveu Ubiratan D`Ambrosio (2005) que o conhecimento é deflagrado a partir da realidade e que a realidade se manifesta de variadas formas. Há “[...] uma realidade individual, nas dimensões sensorial, intuitiva, emocional, racional; uma realidade social, que é o reconhecimento da essencialidade do outro; uma realidade planetária, o que mostra sua dependência do patrimônio natural e cultural e sua responsabilidade de preservação; uma realidade cósmica, levando-o a transcender espaço e tempo e  a própria existência, buscando explicações e historicidade”. Neste trecho estão condensadas perspectivas de conhecer que instituem culturas que, por sua vez, constituem sociedades. A sociedade moderna foi produzida segundo um ideal racional, individualista, separativista, hierarquizador e baseado em relações de força e poder, num movimento de epistemicídio de formas outras de conhecer, de produzir culturas e subjetividades. A definição de qual é o conhecimento verdadeiro e válido provém de uma disputa social ampla. E as escolas lidam com o conhecimento que representa o projeto vencedor num projeto pautado pela hegemonia. Mas como o conhecimento provém da realidade e há várias realidades, pautamos que são válidos vários conhecimentos que podem e devem ser considerados em si e de uma forma transdisciplinar. A transcisciplinaridade excede, transcende a hierarquização dos conhecimentos, as divisões dentro do próprio conhecimento concebido como válido, bem como dos métodos de conhecer as realidades e dos objetos a serem conhecidos. Abre-se espaço no Dossiê 50 para uma discussão dessa natureza considerando os fenômenos educacionais.

Editoras

Profa. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol (PROGEPE/PPGE -UNINOVE)

Profa. Dra. Patrícia Ap. Bioto

(PROGEPE/UNINOVE)

Contatos para suporte

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Assistente Editorial

Cristiane Monteiro

Bibliotecária - CRB-8/7474