Sobre a Revista

Foco e Escopo

Dialogia é uma publicação científica da área de Educação que se propõe a criar espaços para debater temas que versem sobre educação e assuntos específicos de Pedagogia e das licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Estudos Sociais (Geografia ou História), Letras (Português/Inglês) e Matemática.

Qualis A4 (Quadriênio 2017-2020)

e-ISSN 1983-9294

ISSN 1677-1303 (impresso)

 

Edição Atual

n. 49 (2024): Fluxo contínuo

Dossiê “Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnografias de educadores”

n. 49, maio/ago. 2023

Publicado: 12.07.2024

Editorial

  • Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnográficas de educadores

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Patrícia Aparecida Bioto
    e27370
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.27370

Entrevista

  • Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e de educadores. Entrevistada: Margaréte May Berkenbrock-Rosito

    Patricia Aparecida Bioto, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Margaréte May Berkenbrock-Rosito (Entrevistada)
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.27323

Dossiê n. 49 “Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnografias de educadores"

  • Narrativas autobiográficas na formação de professores-pesquisadores qualitativos na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física

    Isabel Porto Filgueiras, Bruna Gabriela Marques, Renata Ferraz de Toledo
    e27246
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.27246
  • As tecnologias assistivas na formação do estudante com paralisia cerebral: uma análise (auto)biográfica

    Celi Correa Neres, Lucas Helpis de Lima, Djanires Lageano Neto de Jesus
    e27234
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.27234
  • Trabalho intelectual e militância LGBTI+: luta política e subjetividade convertidas em sujeito e objeto do conhecimento – as relações recíprocas entre teoria e práxis

    Lucas Silva Dantas, Carlos Antonio Giovinazzo Júnior
    e27228
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.27228
  • Experimentações autobiográficas: modos de transver a Amazônia e a mulher Amazônida

    Fabiane Andrade Batista , Hívina Dorzane Machado, Mônica de Oliveira Costa
    e26815
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.26815
  • Em nome de “Deus”: (auto)biografia sobre as mutilações ao eu social no contexto de uma instituição total e suas implicações na formação de identidade(s) de uma educadora

    Rose Fernandes de Souza, Alexandre Vanzuita
    e26794
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.26794
  • Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio: epifanias autoetnográficas da invisibilização do corpo negro e da negritude na BNCC da Educação Física

    Márcio Cardoso Coelho, Daniel Teixeira Maldonado, Fabiano Bossle
    e26839
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.26839
  • Samba, Ciência e outras formas de criar mundos

    Neilton dos Reis, Pedro Julio Reynor Cruz dos Santos
    e26861
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.26861

Artigos

  • O discurso no universo da Linguística: contribuições à discussão sobre a linguagem e seus domínios

    Jefferson Evaristo
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25807
  • Saberes tradicionais e educação: Representações Sociais de jovens do Maruanum-AP e as implicações em seus projetos de vida

    Eliana do Socorro de Brito Paixão, Ivany Pinto Nascimento
    e25504
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25504
  • O curso de Pedagogia como constituidor da identidade docente

    Raissa Caiane Dias, Valdinei Marcolla, Cláudia Fátima Kuiawinski
    e25347
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25347
  • Programa Nacional de Tecnologia Educacional: perspectivas e desafios do uso das TICs nas escolas públicas da educação básica

    Alexandre Aparecido Ferreira, Sandra Lucia Ferreira, Flaviane Miron Corda
    e25278
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25278
  • Do direito à qualidade da Educação Infantil no Brasil: Uma análise da Política de Avaliação Nacional

    Mary Ane de Souza, Giselle Cristina Martins Real
    e25150
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25150
  • Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio e Educação do Campo: um panorama sobre a produção acadêmica

    Ramon Roseno Alves, Emerson Augusto de Medeiros, Jean Mac Cole Tavares Santos
    e25057
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25057
  • Inclusão e formação inicial docente em Educação Física: uma análise curricular uma análise curricular

    Willian Campos Amorim, Gustavo Henrique Gonçalves, Rogério de Melo Grillo
    e23711
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.23711
  • STEAM e educação teatral: quando estudantes de engenharia assumem um papel

    Jefferson Rodrigues-Silva, Ángel Alsina
    e24694
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.24694
  • Potencialidades das tecnologias digitais no ensino da Educação Física escolar

    Derli Juliano Neuenfeldt, Macgregor Baumgarten, Kedman Jesus Silva
    e24722
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.24722
  • Sugestão de atividades de Educação Física adaptadas para alunos usuários de cadeira de rodas

    Greidson Caetano de Aquino, Terezinha Richartz
    e24724
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.24724
  • Observar, Ver, Ouvir e Escutar uma metodologia para qualificar a prática docente na creche

    Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Viviane Barrozo Manfré
    e25148
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25148
  • Formação de professoras/es e percepções sobre gênero e sexualidade no contexto escolar

    Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior, Filomena Teixeira, Ana Valente Rodrigues
    e25433
    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25433

Resenhas

Ver Todas as Edições
Afiliada
  • ABEC

 

Membro

 

Indexadores

 

Certificação Qualis