O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13671

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Escola Inclusiva. Gestão Pedagógica. Necessidades Educacionais Especiais.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre o papel do gestor pedagógico frente ao processo de construção de escolas inclusivas. A metodologia utilizada para alcançar tal objetivo foi o estudo bibliográfico. Para tanto, foram realizadas consultas a artigos de periódicos, livros, dissertações e teses que abordam o papel do gestor pedagógico frente à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Os resultados evidenciaram que, frente à inclusão de alunos com NEE, cabe às escolas de ensino regular desenvolver uma nova cultura escolar, pautada nos direitos humanos, em especial o direito de todos os alunos se beneficiarem de um ensino de qualidade. Neste processo de mudança, o papel do gestor pedagógico será promover a transformação nas formas organizacionais da escola, eliminando as barreiras que possam impedir o sucesso na escolarização dos referidos alunos, além de envolver neste processo toda a comunidade escolar, visando à valorização e utilização de práticas inclusivas, por meio de capacitação e reflexões de modo compartilhado.

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Biografia do Autor

Josiane Rodrigues Barbosa Vioto, Universidade Estadual de Londrina/ Programa de Pós em Educação.

Josiane Rodrigues Barbosa Vioto, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2010), Mestre em Educação (UEL, 2013) na linha de pesquisa de Educação Especial, com ênfase na formação de professores para a Educação Inclusiva. Atualmente é aluna regular do Doutorado em Educação (UEL) na linha de pesquisa de Educação Especial; é professora da UNOPAR onde exerce os cargos de: docente e coordenadora do curso de Pedagogia (presencial); atua como Professora de sala de Recursos Multifuncionais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, considerando o Atendimento Educacional Especializado (desde 2013). Faz parte do Grupo de Pesquisa (UEL, desde 2007), e atualmente encontra-se vinculada ao Projeto de Pesquisa: Formação de Professores e Inclusão de Alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Regular.

 


Célia Regina Vitaliano, Docente do Programa de Pós em Educação da Universidade Estadual de Londrina Pr.

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação e Educação Especial, com ênfase em atividades de ensino, extensão e pesquisa sobre o tema: Formação de Professores para Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais. As pesquisas que desenvolve e orienta tem como temas: formação de professores dos diferentes níveis de ensino para inclusão de alunos com necessidades especiais e análises de experiências de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Também atua como docente e orientadora no Programa de Pós Graduação em Educação da UEL junto a linha 3, núcleo de Educação Especial e coordena o grupo de pesquisa: Educação para inclusão.

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

VIOTO, Josiane Rodrigues Barbosa; VITALIANO, Célia Regina. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 47–59, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13671. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola