Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O texto enviado não contem identificação do(s) autor(es);

  • O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word

  • O artigo atende a todos os aspectos normativos descritos em Diretrizes para autores;
  • Todos autores estão cientes e de acordo com a Política de Direito Autoral .

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA DIALOGIA

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente por meio da plataforma disponível no endereço eletrônico da Revista Dialogia – clique aqui.

Manual - Submissão em 4 passos

Os trabalhos submetidos à Comissão Editorial serão avaliados em relação ao mérito científico, adequação às orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e às instruções editoriais contidas neste documento. O descumprimento ocasiona o arquivamento inicial da submissão.

A Comissão Editorial não aceitará resenhas ou artigos submetidos simultaneamente a outras revistas, nacionais ou estrangeiras.

À Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.

Idiomas: Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

Ineditismo e textos de eventos: O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza. Solicitamos que, quando for esse o caso, os autores adicionem uma nota de rodapé com a devida menção.

Artigos resultados de Teses e Dissertações: Indicar no campo Comentários para o Editor se o Artigo é derivado de Tese ou Dissertação dos autores, com link de acesso para a publicação. Antes de enviar o artigo para a revista certificar-se de que o conteúdo trace uma perspectiva de modo a cumprir os requisitos de um Artigo Original.

Resenhas: As resenhas devem corresponder a obras recentes de, no máximo, um ano do ano de sua publicação.

Integridade acadêmica: Todos os artigos submetidos a revista passam pela verificação de similaridade - iThenticate, em dupla verificação: inicial e antes da publicação, se for aceito. 

Pesquisa com seres humanos: Se a pesquisa que deu origem ao artigo envolver seres humanos, é recomendável declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas. Necessário possuir aval do Comitê de Ética da Instituição que o trabalho está vinculado e indicar em nota de rodapé os responsáveis, e número do processo.

Conflito de Interesse: responsabilidade dos autores declararem qualquer conflito de interesse potencial que possa existir. Informar no campo: Comentários para o Editor.

Intervalo entre publicações: Será observado um intervalo de 1 (um) ano entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor/coautor e o início de um novo processo de submissão.

Número de autores, titulação, responsabilidade submissão

  1. Os artigos e resenhas devem conter, no máximo, 3 (três) autores. A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado.
  1. Para cada artigo exige-se que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor.
  1. Para as resenhas não é obrigado ter autor com título de doutor.
  1. O autor que realizou a submissão é o responsável e deve assegurar que todos os coautores concordaram com a submissão, viram e aprovaram a versão final do documento e apresentação para publicação.
  1. Para submeter artigo é necessário estar cadastrado como autor na plataforma virtual da revista: Submissões.
  1. Recomendamos que todos autores/coautores tenham cadastro.
  1. Cada autor/coautor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final.

Preenchimento Metadados

  1. Todos os campos do perfil devem ser preenchidos por completo de todos os autoresnome autores com apenas as iniciais em maiúsculo, não usar caixa alta (sem abreviação), campo Instituição/Afiliação: instituição de vínculo (sem sigla) com a cidade e estado; resumo da biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento). Exemplo do campo Instituição/Afiliação: nome da Instituição por externo e sigla, vírgula, nome da cidade e abreviatura do estado: Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo (SP).
  1. Se o autor não for afiliado à um Instituição de Ensino, incluir o nome do vínculo, com cidade e estado.
  1. Campo Resumo da biografia: é recomendado iniciar com a titulação maior. Informar nos metadados no campo apropriado a Agência de Fomento, se houver. 
  1. Obrigatório informar o número do ORCID.
  1. No campo URL informar endereço do Currículo Lattes, ou site profissional. O Orcid não deve ser incluído no campo URL.
  1. As informações dos autores devem ser preenchidas no momento da submissão, uma vez que não poderão ser alterados e/ou incluídos autores, após a submissão do artigo.
  1. Não informar o nome dos autores em caixa alta.
  1. Não informar o titulo do artigo em caixa alta, com exceção dos nomes próprios e siglas.
  1. O preenchimento incompleto dos metadados acarreta o arquivamento da submissão.

Remoção de autoria – avaliação às cegas

  1. Para assegurar a integridade da Avaliação por pares cega, o arquivo do texto enviado não deve conter identificação do(s) autor(es).
  1. Deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. 
  1. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento: com o arquivo aberto, seguir os passos: 1. Arquivo 2. Informações 3. Verificar se há problemas 4. Inspecionar documento. 5. Inspecionar: no item Propriedades do Documento e Informações Pessoais - clicar em Remover tudo, fechar e salvar.

  1. Os autores do documento devem excluir do texto qualquer referência a autoria. A Agência de fomento, se houver, deve ser incluída nos metadados em campo apropriado, e não no arquivo de submissão.

NORMAS BÁSICAS DE FORMATAÇÃO

Os textos devem ser elaborados conforme as instruções a seguir:

  1. Digitados no Editor Word(.doc.); fonte Times New Roman; corpo 12; justificado; espaçamento 1,5;
  1. Os artigos devem ter entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaços;
  1. As resenhas, entre 8.000 e 15.000 caracteres com espaços.

Os artigos devem apresentar os seguintes quesitos, nesta ordem:

  1. Título: diferenciar maiúscula/minúscula - não usar tudo em caixa alta;
  1. Title: Título do artigo em língua inglesa; 
  1. Resumo português e Abstract (versão do resumo, em inglês) - entre 100 e 150 palavras;
  1. Os resumos deverão ter os principais indicadores do desenvolvimento do artigo. Obrigatoriamente, deverão conter o objeto de pesquisa, a questão de pesquisa, o modelo teórico utilizado como fundamentação, a abordagem metodológica, as categorias fundamentais e algumas das conclusões do estudo realizado, seja de caráter empírico ou meramente teórico. 
  1. Palavras-chave: mínimo três e máximo cinco. Separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto; letra minúscula - exceção substantivos próprios e nomes científicos (ABNT NBR 6028:2021);
  1. Keywords: versão das palavras-chave, em inglês, manter a mesma ordem de apresentação do resumo em português;
  1. Nos Indicativo de seção os números são separados por 1 (um) espaço em branco;
  1. Ao final, obrigatoriamente, devem ser registradas as referências de todos os autores citados no texto, apenas eles, com as informações completas, inclusive com links quando for eletrônico;
  1. A revista adota o sistema autor-data. O recurso tipográfico utilizado para destacar o título deverá ser itálico;
  1. Notas explicativas são aceitas - não usar nota de referência pois a revista adota sistema autor-data;
  1. As unidades de medidas devem seguir os padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI), elaborado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM). Em casos excepcionais, a unidade adotada deve ser seguida da unidade expressa no SI, entre parênteses;
  1. As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns, em fonte normal e entre “aspas”. Para saber sobre uso ou não de itálico, recomendamos o Manual da Secom e Dicionário Volp.

Imagens – direitos autorais

Os trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, incluindo a fonte completa.

Os arquivos devem ser inseridos no texto, no formato original do programa de elaboração (por exemplo: CAD, CDR, EPS, JPG, TIF, XLS). As imagens devem ter alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]). Mapas ou micrografias devem ser representados com as respectivas marcas de escala.

Identificação das ilustrações (figuras, gráficos, quadros, imagens) - ABNT NBR 6022:2002 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação – item 6.6:

  1. São indicados na parte inferior.
  2. Exceção das tabelas que seguem IBGE - acesse aqui

Fotos, tabelas, arquivos de mídia, marcas, logotipos, protocolos, códigos, comentários de redes sociais etc., que os autores e coautores não criaram, é obrigatório fornecer na submissão, as seguintes documentações e informações:

  • Indicar com a devida comprovação, se o material é de domínio público ou está licenciado CC BY-NC-SA 4.0;
  • Documentar a autorização e permissão por escrito e assinado, pelo proprietário do material para usar e publicar o conteúdo sob uma licença de acesso aberto CC BY-NC-SA 4.0.

Foto com menor, a autorização deve ser pelo responsável legal. Imagens publicadas em outros meios: livros, anais, revistas, no formato impresso ou eletrônico, também devem cumprir os requisitos acima.

Não é aceito para publicação:

  • imagens com borros de modo a tampar rostos, marcas, comentários de rede social etc., pois essa prática não nos isenta de possíveis ofensas aos direitos não licenciados.
  • imagens compradas não podem ser publicadas nas nossas revistas, pois geralmente não são acesso aberto.
  • materiais que possuam licença diferente da CC BY-NC-SA 4.0.

 Antes de incluir uma imagem ou conteúdo no seu artigo, é válido refletir sobre esses pontos:

  • Foi criado por mim?
  • Vai agregar em qual sentido no conteúdo do artigo que vou submeter para a revista?
  • Sem esse conteúdo o artigo vai deixar de contribuir para a comunidade acadêmica?
  • O local de publicação inicial está sob dominio público ou licenciado, de forma clara e transparente?
  • Estou com as devidas comprovações para envio na revista?

Caso não seja possível a devida autorização, solicitaremos a remoção do conteúdo, ou substituição.

Não pressuponha ter o direito de uso, caso encontre a imagem ou conteúdo na internet , em sites de pesquisa ou redes sociais, sem estarem com o direito de uso explicito.

Cabe aos autores e coautores saberem se tem o direito legal de uso, antes de enviar o material para a revista.

Revista Dialogia, reserva-se no direito e dever de remover qualquer imagem, foto, tabela, arquivo de mídia, marca, captura, logotipo, protocolo, códigos ou outro conteúdo, antes ou depois da publicação, que entender não ter os autores e coautores, comprovado de forma documental satisfatória o direito legal de uso dentro do domínio público ou da licença CC BY-NC-SA 4.0. Sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) consulte aqui

Para colaborar na solicitação de permissão aos detentores legais para uso do conteúdo, disponibilizamos o modelo para envio – clique aqui.

Os autores precisam preencher informações detalhadas e claras sobre o material que desejam reutilizar.

Pedir ao detentor dos direitos morais e/ou autorais para preencher e assinar no local indicado. Não há problemas em usar mais páginas a depender da quantidade de conteúdo. Pode editar o pdf – para converter em Word seguir os seguintes passos:

a) Abrir o Word e localizar a opção inserir objeto;

b) Clicar em texto do arquivo;

c) Selecionar o pdf;

d) Clicar ok na mensagem.

Importante verificar se a autorização deve ser dada por um autor ou Instituição. Cabe aos autores e coautores essa pesquisa, no entanto estamos disponíveis para elucidar dúvidas que por ventura surgirem.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

Citações - ABNT NBR 10520:2023 - norma atualizada em julho 2023

Há duas formas de citação: direta e indireta.

Citação direta até 3 (três linhas): copiar o texto e respeitar a redação, ortografia e pontuação originais. Usar aspas, recomendado indicar a página ou localização.

Citações diretas com mais de 3 (três) linhas: recuo 4 cm à direita, justificado, sem o uso de aspas, em tamanho 10 e com entrelinhas simples. Recomendado indicar a página ou localização.

Citação indireta: na qual se usa apenas o conceito da fonte, que não aparece de forma literal ou textual, escreve com palavras próprias após leitura, estudo e reflexão. O uso do numero da página ou localização é opcional, não é usado aspas.

Exemplos:

De acordo com Moreira: “A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão [...] (2024).”

Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão [...] (Nichols, 1993, p. 181).

Monteiro afirma que “Nas referências de acesso eletrônico, além do Disponível em:, usar Acesso em: - exemplo: Acesso em: 06 ago. 2024 (2024, local. AB2)”.

Referencias - ABNT NBR 6023:2018

  1. Apresentadas em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, espaço entre linhas simples, separadas entre si por um espaço simples;
  2. Não usar as chaves para os links no Disponível em < > ;
  3. Nas referências de acesso eletrônico, além do Disponível em:, usar Acesso em: - exemplo: Acesso em: 06 ago. 2024;
  4. Ver abreviatura dos meses no final da ABNT NBR 6023/2018. O mês de maio não tem abreviação;
  5. Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja, com o prefixo https://doi.org/ ;
  6. Repetir os autores, não usar o traço, pois não se aplica mais na norma atual;
  7. Nas referências devem estar, obrigatoriamente, tudo que foi citado no texto, seja de forma direta ou indireta.

Política de Privacidade

Termo de Privacidade e Consentimento Livre e Esclarecido

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista Dialogia de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.

Do Consentimento - Tratamento

Autorizo a Revista Dialogia, na condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.

Dados coletados pela Revista Dialogia

*Obrigatórios para finalizar o cadastro.

Definição de cada tipo de Tratamento

Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível.

Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.

Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.

Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.

Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.

Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.

Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.

Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação.

Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista.

Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.

Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.

Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: dialogia@uninove.br

  • Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.

Cadastro na Revista

O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.

Dados sensíveis e coleta de dados

Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa-fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.

Uso de imagens nos artigos

De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.

Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores

Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.

Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado.

 Equipe Editorial Revista Dialogia

 07 agosto 2023

 Referências

 SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et al. Lei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm