Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O texto enviado não contem identificação do(s) autor(es);

  • O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word

  • O artigo atende a todos os aspectos normativos descritos em "Diretrizes para autores";
  • Todos autores estao cientes e de acordo com a Declaração de Direito Autoral .

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA DIALOGIA

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente por meio da plataforma disponível no endereço eletrônico da Revista Dialogia – clique aqui.

Os trabalhos submetidos à Comissão Editorial serão avaliados em relação ao mérito científico, adequação às orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e às instruções editoriais contidas neste documento. O descumprimento ocasiona o arquivamento inicial da submissão.

Idiomas

Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

Resenhas

As resenhas devem corresponder a obras recentes de, no máximo, um ano do ano de sua publicação.

Ineditismo e textos de eventos

Os textos enviados deverão ser originais e inéditos e que não seja simultaneamente postulado em outras revistas ou órgãos editoriais. Textos já veiculados em eventos científicos realizados fora do país não poderão ultrapassar um ano de sua divulgação e devem ter essa data explicitada.

A Comissão Editorial não aceitará resenhas ou artigos submetidos simultaneamente a outras publicações, nacionais ou estrangeiras.

Revisão pelos autores e antiplagio

Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo à Revista.

Todos os artigos submetidos a revista passam pela verificação de plágio pela aplicação adotada pela revista (software detector de plágio).

Pesquisa com seres humanos

Se a pesquisa que deu origem ao artigo envolver seres humanos, é necessário declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas.

À Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.

Número de autores e titulação

Os artigos e resenhas devem conter, no máximo, 3 (três) autores. A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado.

Para cada artigo exige-se que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor.

Para as resenhas não é obrigado ter autor com título de doutor.

Preenchimento Metadados - Autores

Todos os campos do perfil devem ser preenchidos por completo de todos os autoresnome autores com apenas as iniciais em maiúsculo, não usar caixa alta (sem abreviação), campo Instituição/Afiliação: instituição de vínculo (sem sigla) com a cidade e estado; resumo da biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento);

Exemplo do campo Instituição/Afiliação: nome da Instituição por externo e sigla, vírgula, nome da cidade e abreviatura do estado. 

  •  Universidade Nove de Julho – Uninove, São Paulo (SP)

Se o autor não for afiliado à um Instituição de Ensino, incluir o nome do vínculo, com cidade e estado.

Campo biografia: é recomendado iniciar com a titulação maior.

Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: https://orcid.org/register. O registro é gratuito;

No campo URL informar endereço do Currículo Lattes, ou site profissional. O Orcid não deve ser incluído no campo URL;

As informações dos autores devem ser preenchidas no momento da submissão, uma vez que não poderão ser alterados e/ou incluídos autores, após a submissão do artigo;

Não informar o nome dos autores em caixa alta;

Não informar o titulo em caixa alta nem maiúsculo/minúsculo, com exceção dos nomes próprios e siglas;

Para submeter artigo é necessário estar cadastrado como autor na plataforma virtual da revista: Submissões

Cada autor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final.

O preenchimento incompleto dos metadados acarreta o arquivamento da submissão.

Intervalo entre publicações

Será observado um intervalo de um ano entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.

Identificação no arquivo - retirar

O texto enviado não deve conter identificação do(s) autor(es).  Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. 

Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.

Avaliação inicial - desk review técnico

Realizada pela Equipe Técnica. Consiste na análise do cumprimento das Diretrizes para Autores. É verificado critérios quanto à Submissão: metadados, formatação, autoria duplicada. Ao constatar divergências o artigo é arquivado e os autores notificados.

Avaliação às cegas

A instituição e/ou quaisquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, sendo esses de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Todos os trabalhos serão submetidos à leitura de, pelo menos, dois pareceristas, externos a instituição originária da revista, garantindo o sigilo e o anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos especialistas dos pareceres. Se a avaliação de ambos os pareceristas for positiva, compete aos editores decidir da sua publicação. No caso de um dos pareceres ser negativo, o artigo será encaminhado para outro avaliador.

O tempo médio entre a submissão do artigo e a publicação, mediado pelo processo de avaliação é de, aproximadamente, 6 (seis) meses.

As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, serão encaminhadas ao(s) respectivos autor(es). 

NORMAS BÁSICAS DE FORMATAÇÃO

Os textos devem ser elaborados conforme as instruções a seguir.

1) Digitados no Editor Word (.doc.); fonte Times New Roman; corpo 12; justificado; espaçamento 1,5.

2) Os artigos devem ter entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaços;

3) As resenhas, entre 8.000 e 15.000 caracteres com espaços;

4) Os artigos devem apresentar os seguintes quesitos, nesta ordem:

a) Título (diferenciar maiúscula/minúscula);

b) Title: Título do artigo em língua inglesa; 

c) Resumo português e Abstract (versão do resumo, em inglês) - entre 100 e 150 palavras;

Os resumos deverão ter os principais indicadores do desenvolvimento do artigo. Obrigatoriamente, deverão conter o objeto de pesquisa, a questão de pesquisa, o modelo teórico utilizado como fundamentação, a abordagem metodológica, as categorias fundamentais e algumas das conclusões do estudo realizado, seja de caráter empírico ou meramente teórico. 

d) Palavras-chave (máximo cinco, separadas e finalizadas por ponto e vírgula, inicia com letra minúscula - usar maiúscula quando for substantivo próprio - conforme ABNT NBR 6028/2018);

e) Key-words: versão das palavras-chave, em inglês, (manter a ordem alfabética da versão em língua portuguesa);

5) Nos Indicativo de seção os números são separados por 1 (um) espaço em branco;

6) Ao final, obrigatoriamente, devem ser registradas as referências de todos os autores citados no texto, apenas eles, com as informações completas, inclusive com links quando for eletrônico. 

7) A revista adota o sistema autor-data. O recurso tipográfico utilizado para destacar o título deverá ser itálico (dúvidas consultar ABNT NBR 10520/2023  e 6023/2018 respectivamente).

8) Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja, com o prefixo https://doi.org/

9) As unidades de medidas devem seguir os padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI), elaborado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org].  Em casos excepcionais, a unidade adotada deve ser seguida da unidade expressa no SI, entre parênteses.

10) As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns, em fonte normal e entre “aspas”.

11) Os trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, incluindo a fonte completa. Os arquivos devem ser inseridos no texto, no formato original do programa de elaboração (por exemplo: CAD, CDR, EPS, JPG, TIF, XLS). As imagens devem ter alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]). Mapas ou micrografias devem ser representados com as respectivas marcas de escala.

Identificação das ilustrações (figuras, gráficos, quadros, imagens) - ABNT NBR 6022:2002 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação – item 6.6

  1. São indicados na parte inferior 
  2. Exceção das tabelas que seguem IBGE - acesse aqui

12) Sempre que envolve imagens nas publicações da Universidade Nove de Julho é necessário autorização: do fotografado e do fotógrafo. Foto com menor tem que ter autorização dos pais também. Para requerer os formulários nos envie um e-mail.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

Citações - ABNT NBR 10520:2023 - norma atualizada em julho 2023

Há duas maneiras de citar uma fonte: direta (respeitando redação, ortografia e pontuação originais) ou indireta, na qual se usa apenas o conceito da fonte, que não aparece de forma literal ou textual.

Observe: A ironia seria assim uma forma implícita de heterogenia, mostrada conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.”

Outro autor nos informa que “[...] apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (Derrida, 1967, p. 293).

No caso de o trecho citado ultrapassar 3 linhas, deve-se adotar recuo à direita de 4 cm, justificação do parágrafo sem o uso de aspas, em tamanho 10 e com entrelinhas simples.

Observe: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador.

Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão [...] (Nichols, 1993, p. 181).

Referencias - ABNT NBR 6023:2018

  1. Alinhadas à esquerda, espaço simples, separadas entre si por uma linha em branco, espaço simples
  2. Apresentar as referências em ordem alfabética
  3. Não usar as chaves para os links no Disponível em < >
  4. Nas referências de acesso eletrônico, além do Disponível em, usar Acesso em: , usar dia mês e ano
  5. Ver abreviatura dos meses no final da ABNT NBR 6023/2018. O mês de maio não tem abreviação
  6. Repetir os autores, não usar o traço, pois não se aplica mais na norma atual.

Política de Privacidade

Termo de Privacidade e Consentimento Livre e Esclarecido

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista Dialogia de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.

Do Consentimento - Tratamento

Autorizo a Revista Dialogia, na condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.

Dados coletados pela Revista Dialogia

*Obrigatórios para finalizar o cadastro.

Definição de cada tipo de Tratamento

Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível.

Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.

Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.

Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.

Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.

Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.

Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.

Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação.

Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista.

Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.

Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.

Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: dialogia@uninove.br

  • Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.

Cadastro na Revista

O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.

Dados sensíveis e coleta de dados

Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa-fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.

Uso de imagens nos artigos

De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.

Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores

Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.

Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado.

 Equipe Editorial Revista Dialogia

 07 agosto 2023

 Referências

 SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et al. Lei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm