O diretor de escola e a gestão escolar: formação e prática em escolas municipais paulistanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/53.2025.26578

Palavras-chave:

formação continuada, gestão escolar, práticas de gestão, teoria crítica

Resumo

Considerando as dimensões da gestão escolar, como se constrói a relação entre formação e prática na direção de escola na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo? A hipótese é de que, considerando as dimensões da gestão escolar, há a necessidade de ênfase à formação dos diretores para uma gestão integrada ao cotidiano escolar. A pesquisa debruçou-se sobre o edital do último concurso, no levantamento das formações em serviço oferecidas pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo entre 2010 e 2020, a metodologia utilizada contou com as histórias de vida de cinco diretores. Os dados coletados foram analisados à luz da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e estudiosos contemporâneos. Os resultados evidenciam contradições entre uma gestão administrativa integrada ao cotidiano escolar e as formações ofertadas, perpetuando a cultura administrada, bem como uma semiformação que impede a emancipação. Recomendações para uma formação continuada menos perversa são propostas.

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Biografia do Autor

Sandy Katherine Weiss de Almeida, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, Brasil

Sou mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) (2019-2021), orientada pela Profa. Dra. Rosemary Roggero, na Linha de Pesquisa e Intervenção em Gestão Educacional (LIPIGES). Ano de 2023 estive como aluna especial no Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais - Doutorado e atualmente sou doutoranda no Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais. Sou educadora na área de língua portuguesa e inglesa. Já atuei na rede particular e municipal de ensino com ensino fundamental I, II e Médio. Atualmente trabalho como assistente de direção na rede Municipal de ensino de São Paulo em um CEI.

Rosemary Roggero, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1982), mestrado em Educação: História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Armando Alvares Penteado (1997). Sua experiência no campo educacional inclui atuação na educação básica em instituições públicas, privadas e do terceiro setor; e, sobretudo a partir de início dos anos 1990, na educação superior. Iniciou atividades na pós graduação stricto sensu em 2002. A atuação profissional mais recente inclui docência, orientação e pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e ao Programa de Pós Graduação em Gestão e Práticas Educacionais (mestrado profissional) da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, onde já foi editora da Revista Dialogia e docente em cursos de graduação e pós graduação "lato sensu". Seus temas de pesquisa envolvem: políticas educacionais e práticas sociais; gestão educacional e gestão escolar; relações entre formação profissional e mercado de trabalho, infância e juventude, assim como metodologias de pesquisa qualitativa, em especial a história de vida e estudos de comunidade, sobre os quais possui publicações de livros, capítulos e artigos. Participou da Gestão Pública no município de Mogi das Cruzes, onde foi Secretária de Educação e Consultora de Projetos Especiais do Gabinete do Prefeito para a criação e implantação da Escola de Governo e Gestão do Município e do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Livre do Meio Ambiente. É membro do banco de avaliadores institucionais do INEP e consultora "ad hoc" CAPES. Lidera o Grupo de Pesquisa Teoria Crítica: Políticas e Gestão em Educação e administra o site acadêmico teoriacritica.pro.br.

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Publicado

28.05.2025

Como Citar

ALMEIDA, Sandy Katherine Weiss de; ROGGERO, Rosemary. O diretor de escola e a gestão escolar: formação e prática em escolas municipais paulistanas. Dialogia, [S. l.], n. 53, p. e26578, 2025. DOI: 10.5585/53.2025.26578. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26578. Acesso em: 10 jun. 2025.

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