O diretor de escola e a gestão escolar: formação e prática em escolas municipais paulistanas
DOI:
https://doi.org/10.5585/53.2025.26578Palavras-chave:
formação continuada, gestão escolar, práticas de gestão, teoria críticaResumo
Considerando as dimensões da gestão escolar, como se constrói a relação entre formação e prática na direção de escola na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo? A hipótese é de que, considerando as dimensões da gestão escolar, há a necessidade de ênfase à formação dos diretores para uma gestão integrada ao cotidiano escolar. A pesquisa debruçou-se sobre o edital do último concurso, no levantamento das formações em serviço oferecidas pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo entre 2010 e 2020, a metodologia utilizada contou com as histórias de vida de cinco diretores. Os dados coletados foram analisados à luz da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e estudiosos contemporâneos. Os resultados evidenciam contradições entre uma gestão administrativa integrada ao cotidiano escolar e as formações ofertadas, perpetuando a cultura administrada, bem como uma semiformação que impede a emancipação. Recomendações para uma formação continuada menos perversa são propostas.
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