Notícias

Nesse espaço é possível consultar as Chamadas de Dossiês Encerradas

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022

 

Dossiê “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”

Revista Dialogia n. 41 (maio/ago. 2022)

Submissões: até 30 de junho 2022 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022

 

Dossiê “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”

Revista Dialogia n. 40 (jan./abr. 2022)

Submissões: até 30 de janeiro 2022 – Prorrogado para 28 fev. 2022 - Encerradas.

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021

 

Dossiê: “Retratos de Escolas:  estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”

Revista Dialogia n. 39 (set./dez. 2021)

Submissões: até 15 de agosto 2021 – clique aqui SUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021

 

Dossiê “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”

Submissões: até 15 de julho 2021 – clique aqui. - SUBMISSÕES ENCERRADAS!

 
Publicado: 2022-07-28 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: Dossiê 37 - Modos de fazer e de pensar a História da Educação

 
Dossiê “Modos de fazer e de pensar a História da Educação” - encerrado submissões  
Publicado: 2022-07-28
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 36 O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

 

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas as diferentes nuances e processos de adaptação/transformação da Educação Básica e Superior que, dentre outras mudanças, reestruturaram-se no ambiente online, de forma inesperada. Em certa medida, tal migração acelerou o (re)inventar de práticas pedagógicas, ressignificando antigos espaços e criando novos lugares para a aprendizagem e o ensino. Esta nova situação tem gerado inúmeros desafios à Educação, como um todo, atingindo, em especial, docentes, estudantes, gestores e familiares, ao mesmo tempo em que oportuniza um despertar para a ênfase e ampliação da educação online no país e no mundo.

 
Publicado: 2020-06-15 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 35 – Educação como Direito Humano e Social

 

Dialogia n. 35 (maio /ago. 2019)

Submissões até: 31 de março de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas os direitos humanos e sociais que dizem respeito às crianças pequenas, aos jovens, adultos, à velhice e ao envelhecimento, cujos enfoques assumam na pesquisa em educação, múltiplas perspectivas de abordagem. Espera-se que os textos ofereçam subsídios para a ressignificação e continuidade da luta pelos Direitos Humanos, particularmente o da Educação, buscando nuances históricas e sociais, de forma a contemplar a diversidade contemporânea, englobando reflexões, dentre outras, voltadas ao recorte geracional, cultural e étnico.

 
Publicado: 2019-12-26
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 34 – Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos

 

Dialogia n. 34 (jan./abr. 2020)

Submissões até: 29 de fevereiro de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 34 da Revista Dialogia, o Dossiê “Pedagogia em Diferentes Espaços Educativos” abre oportunidade para trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas e experiências desencadeadas em diferentes espaços educacionais que evidenciam concepções, princípios, encaminhamentos metodológicos, avanços, desafios, entre outros aspectos. Isto é, pesquisas que discutam as possibilidades pedagógicas para diferentes contextos e sujeitos, reconhecendo suas especificidades, como, por exemplo: pedagogias em sistemas prisionais, no campo, hospitalar, alfabetização de adultos, pedagogia para idosos, ONGs, associações, etc., que permitam reflexões entre Educação e práxis social.

 
Publicado: 2019-12-26
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 33 – A Coordenação Pedagógica na Escola

 

Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)

Submissões até: até 30 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação estendam-se de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional. Para a publicação do número 33 da Revista Dialogia, este Dossiê apresenta como principal finalidade oportunizar o diálogo sobre esta temática, A Coordenação Pedagógica na Escola, função ainda em processo de construção identitária. 
Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica. Com o propósito de aprofundamento temático, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores para o envio de artigos científicos, que apresentem reflexões acerca dos aspectos teóricos e práticos relativos ao trabalho de Coordenação Pedagógica, particularmente no âmbito da Educação Básica.

Editoras: 
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol

 
Publicado: 2019-03-01
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 31 – Educação Infantil: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas.

 

Dialogia faz saber que está aberta a chamada pública para o dossiê temático da edição  n. 31, jan./abr. 2019.

Chamada de Dossiê Temático: Educação Infantil: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas.

Submissões: até 31 de janeiro de 2019

Ana Haddad e Márcia Fusaro,

Editoras

 
Publicado: 2018-10-05
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 30 – Educação e Literatura

 
Dialogia faz saber que está aberta a chamada pública para o Dossiê Temático: Educação e Literatura, edição n. 30, set./dez.2018.
 
Submissões: até 01 de outubro de 2018
 
 
Publicado: 2018-07-02 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 29 – Educação e Multiculturalismo

 
Dialogia faz saber que está aberta a chamada pública para o dossiê temático da edição  n. 29, mai./ago. 2018.  
Publicado: 2018-04-20 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 28 – Educação e Artes

 
Chamada de Dossiê Temático: Educação e Artes
Dialogia, n. 28, jan./abr. 2018
Submissões: até 31 de janeiro de 2018
 
 
Publicado: 2017-11-24 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 27 – TICs e a Educação

 

Está aberta a chamada pública para o dossê temático da revista Dialogia n.27, set./dez.2017.

 
Publicado: 2017-02-24 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 25 – Metodologias Inovadoras na Educação Básica

 

METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 
Publicado: 2016-12-20 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 23 – Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas

 

Convidamos pesquisadores e professores da Pós-Graduação em Educação e áreas afins a enviar artigos para o próximo número da Revista Dialogia, edição n.23 (junho/2016), cujo tema  será, “Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas”, observados prazos e ementa geral  abaixo discriminados:

 

A submissão dos artigos, estruturados segundo as normas de publicação da Revista, deve ser realizada até o dia 14 de março de 2016.

 
Publicado: 2016-01-06 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 22 – Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas

 

Convidamos pesquisadores e professores da Pós-Graduação em Educação e áreas afins a enviar artigos para o próximo número da Revista Dialogia, edição nº 22 (dez./2015), cujo tema  será “Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas”, observados prazos e ementa geral  abaixo discriminados.

 
Publicado: 2015-08-10 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 21 – Os Mestrados Profissionais em Educação: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira

 

Dialogia, N.21, junho de 2015

Convidamos pesquisadores e professores da Pós-Graduação em Educação e áreas afins a enviar artigos para o próximo número da Revista Dialogia, edição n.21(Jun./2015), cujo tema  será, “Os Mestrados Profissionais em Educação : Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira”, observados prazos e ementa geral  abaixo discriminados:
A submissão dos artigos, estruturados segundo as normas de publicação da Revista, deve ser realizada até o dia 16 de março de 2015.

 
Publicado: 2015-02-11 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 20 – Currículo na Educação Básica

 

Dossiê Temático: Currículo na Educação Básica

DIALOGIA, N. 20, DEZEMBRO DE 2014

 
Publicado: 2014-06-26 Mais...
 

Chamadas de Dossiês Encerradas: n. 19 – Gestão Democrática na Escola Básica

 

DOSSIÊ - Gestão Democrática na Escola Básica

DIALOGIA, revista do programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE-Uninove), divulga à comunidade científica da Educação prazos e tema do Dossiê Temático de sua edição de junho/2014 (n. 19)

 
Publicado: 2014-01-30 Mais...
 
1 a 20 de 20 itens