Terceirização na educação superior: o trabalho docente por meio de cooperativas de mão-de-obra

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón UMC / PUC
  • Francine Martins UMC/PUC-SP
  • Henrique da Silva Lourenço UMC
  • Raquel de Moraes UMC

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1057

Palavras-chave:

Cooperativismo. Educação superior particular. Gestão universitária. Terceirização de professores.

Resumo

Este artigo se debruça na compreensão de um novo fenômeno na área da gestão das instituições de educação superior particulares, a terceirização de professores por meio de cooperativas de mão-de-obra. Trata-se de uma temática polêmica na medida em que algumas Instituições de Educação Superior (IESs) vem terceirizando a mão-de-obra do professor universitário, sujeito responsável pela condução do processo ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adolfo Ignacio Calderón, UMC / PUC

Doutor em Ciências Sociais – PUC-SP; Professor Assistente e coordenador de projetos comunitários da Universidade de Mogi das Cruzes; Coordenador Editorial da Coleção Socializando Experiências – UniSol/ UMC (apoio UNESCO); Pesquisador nas áreas de Ensino Superior, Gestão Pública e Políticas Públicas

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Publicado

14.11.2008

Como Citar

CALDERÓN, Adolfo Ignacio; MARTINS, Francine; LOURENÇO, Henrique da Silva; MORAES, Raquel de. Terceirização na educação superior: o trabalho docente por meio de cooperativas de mão-de-obra. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 189–212, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i1.1057. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1057. Acesso em: 19 maio. 2025.
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