Desventuras da educação brasileira e as ‘reformas’ atuais: educar para a produtividade do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10716Palavras-chave:
Crise. Políticas Públicas em Educação. Produtividade do Trabalho. Reformas Educacionais.Resumo
O artigo aborda as ‘reformas’ Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM). O trabalho visa compreender a simultaneidade das reformas educacionais com tantas outras em curso. À luz do método materialista histórico e dialético de investigação, analisamos (I) o conteúdo das ‘reformas’; (II) o discurso propalado às massas com vistas à legitimação de ambas (BNCC e NEM); (III) a conjuntura econômica, política e social de sua alavancagem; (IV) as recentes propostas de organismos internacionais como OCDE e Banco Mundial, para solucionar a crise. Trata-se de uma análise teórica que busca dialogar o texto legal das ‘reformas’ e dos relatórios de organismos internacionais com a Teoria do Valor-Trabalho de Marx, mediado por referenciais que tratam das particularidades do capitalismo dependente, como Florestan Fernandes. Concluímos que (I) o conteúdo das propostas educacionais contradiz o discurso que as legitima, e apresenta ainda ressonância nas diretivas dos organismos internacionais; (II) essas reformas atendem às necessidades candentes das frações da burguesia brasileira, que vem operando reformas na estrutura e na superestrutura do bloco histórico com vistas à manutenção de sua supremacia.Downloads
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Publicado
27.12.2018
Como Citar
ANDRADE, Maria Carolina Pires de; GAWRYSZEWSKI, Bruno. Desventuras da educação brasileira e as ‘reformas’ atuais: educar para a produtividade do trabalho. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 105–125, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10716. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10716. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê 47 - Economia política e educação