Neoliberalismo em questão: influências no campo educacional brasileiro e na produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.10727

Palavras-chave:

Educação, Liberalismo, Neoliberalismo, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo objetiva discorrer sobre o percurso histórico da perspectiva econômica liberal e neoliberal, bem como sobre as possíveis influências na educação brasileira e a escassez da produção acadêmica nessa área. Tendo o materialismo histórico dialético como referencial adotado, o percurso metodológico utilizado foi: a) revisão sistemática de bases teóricas; b) busca de estudos publicados na base de dados “Scielo” entre 2007-2017, com os descritores: “trabalho docente”, “precarização”, “professor”, “políticas educacionais” e “neoliberalismo”. Foram encontrados 358 estudos, 157 relacionados ao “professor”, 10 com foco na “precarização”, e 37 relacionados ao “neoliberalismo”.  Verificou-se que as pesquisas educacionais, que relacionam a perspectiva neoliberal com a educação, carecem de mais publicações, visto que os princípios neoliberais estão atrelados historicamente à formulação e execução de políticas públicas reformistas. Estas afetam o sistema educacional brasileiro, pois focalizam seus esforços na educação básica, em detrimento ao Ensino Superior, atendendo às demandas de mercado e acirrando ainda mais as desigualdades sociais.

 

 

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Biografia do Autor

Nádia da Silva Tessaro, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

ÁREA: POLÍTICAS PÚBLICAS 

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara - (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavai (2000) e graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000).Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2014). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Mestrado Profissional - em Rede em Educação Física. 

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Publicado

31.03.2021

Como Citar

TESSARO, Nádia da Silva; FURLAN COSTA, Maria Luisa; MATIAS DE SOUZA, Vânia de Fátima. Neoliberalismo em questão: influências no campo educacional brasileiro e na produção do conhecimento. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e10727, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.10727. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10727. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos