Políticas para educação infantil e promoção da igualdade racial: análises a partir de materiais produzidos por sistemas privados de ensino e aderidos por redes públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10745

Palavras-chave:

livros didáticos, políticas para educação infantil, relações raciais, sistema privado de ensino

Resumo

O presente artigo abordará alguns apontamentos sobre as políticas para a educação infantil, com foco na inserção de sistemas privados de ensino nessa etapa da educação básica. Para isso, discutiremos sobre a adesão, o aumento e a permanência de sistemas privados de ensino em redes municipais de educação infantil. Ancorando-nos no artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, analisaremos imagens de dez livros didáticos com o intuito de verificar as formas como as personagens negras e brancas estão representadas. A coleta de dados foi formada a partir de análises de conteúdo. As reflexões estão embasadas nos estudos críticos sobre relações raciais no Brasil, educação infantil e adoção de sistemas privados de ensino. Os resultados retratam a reprodução das características das relações raciais brasileiras.

 

 

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Biografia do Autor

Thais Regina de Carvalho, Universidade Federal de Goiás – UFG

Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre e doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná. Atua na área de pesquisa e ensino, principalmente com os temas políticas para a educação infantil e promoção da igualdade racial. Atualmente é professora da rede municipal de educação de Curitiba e da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Teoria e Prática de Ensino.

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Publicado

30.09.2021

Como Citar

DE CARVALHO, Thais Regina. Políticas para educação infantil e promoção da igualdade racial: análises a partir de materiais produzidos por sistemas privados de ensino e aderidos por redes públicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e10745, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.10745. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10745. Acesso em: 20 set. 2024.