Para além das métricas simplistas na pesquisa educativa. As lições da contínua relevância e impacto freiriano

Autores

  • Gustavo Enrique Fischman Arizona State University http://orcid.org/0000-0003-3853-9856
  • Sandra Regina Sales Universidade Federal Rural do Rio do Janeiro
  • Esther do Lago e Pretti Arizona State University

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10752

Palavras-chave:

Avaliação da Pesquisa Educacional. Fator de Impacto. Freire.

Resumo

A prática de medir o impacto da pesquisa usando métricas indiretas como o fator de impacto das revistas no campo das Ciências Sociais e, mais especificamente, no campo da educação, tem ganhado força no Brasil e no mundo. Esses processos de avaliação produzem distorções que denominamos de simplimetrificação, já que mensuram a qualidade das pesquisas sem avaliar sua relevância e apenas indiretamente usando a quantidade de artigos publicados em periódicos científicos com alto fator de impacto, ou, no caso do Brasil, bem ranqueados no Qualis. Neste artigo, criticamos esse modelo de avaliação da pesquisa em educação a partir de reflexões sobre o impacto científico, pedagógico e político dos trabalhos de Paulo Freire. Como pesquisador, as publicações de Paulo Freire desafiam quase todas as regras atuais que definem quem é um pesquisador de impacto e muito provavelmente não seria admitido em um programa de pós-graduação brasileiro. Isso é muito irônico, já que Freire é um dos autores mais citados das Ciências Sociais contemporâneas. Neste trabalho concluímos que o exemplo freiriano confirma a importância de que pesquisadores/as façam com que seus trabalhos sejam acessíveis e usáveis por públicos diversos. Acesso e engajamento configuram os pilares para fortalecer a usabilidade da pesquisa educacional contemporânea.

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Biografia do Autor

Gustavo Enrique Fischman, Arizona State University

Ph.D. (UCLA) Professor de Arizona State University, Tempe, Arizona EUA

Sandra Regina Sales, Universidade Federal Rural do Rio do Janeiro

Doutora em Educação (UERJ) Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brazil

Esther do Lago e Pretti, Arizona State University

Doutoranda em Educação  Arizona State University Tempe, Arizona EUA

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Publicado

27.12.2018

Como Citar

FISCHMAN, Gustavo Enrique; SALES, Sandra Regina; PRETTI, Esther do Lago e. Para além das métricas simplistas na pesquisa educativa. As lições da contínua relevância e impacto freiriano. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 23–40, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10752. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10752. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 47 - Economia política e educação