Políticas públicas para a educação no Brasil: do terceiro setor ao processo de privatização do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.10781

Palavras-chave:

educação, ensino de música, ensino superior, neoliberalismo

Resumo

Neste artigo, objetivamos refletir sobre a influência de organismos internacionais, como o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nas políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil. A adoção de políticas neoliberais teve início na década de 1990 e, desde então, estamos assistindo a uma série de mudanças que vão desde o incentivo e proliferação de Organizações não Governamentais (ONGs), enquanto terceiro setor, até aquelas que estão nos levando à privatização de todas as etapas da educação, de modo a chegar ao Ensino Superior. Por meio de uma abordagem bibliográfica e documental, o artigo realiza uma breve reflexão sobre o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (BRASIL, 1995) e as recomendações do BM, FMI e da Unesco para a Educação. Autores como Netto e Braz (2010), Mészáros (2008), dentre outros, clarificam a influência de uma política pública baseada no ideário neoliberal para a Educação. Como exemplos, ponderamos sobre a Lei nº 11.769 de agosto de 2008, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas brasileiras e quanto à oferta desse ensino realizado por diversas ONGs. Observamos que, da mesma maneira, são semelhantes os discursos em prol da privatização do Ensino Superior que utilizam, inclusive, a Educação a Distância (EaD). Concluímos que essas agências internacionais primam por manter vantagens ao mercado em detrimento de benefícios humanos, alterando, sobremaneira, as relações entre Estado, mercado e sociedade.

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Biografia do Autor

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Douora em Educação. Professora do curso de Música e {edagogia na modalidade a distância da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (FACLEPP) na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Camila Tecla Mortean Mendonça, Universidade Cesumar - Unicesumar

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, PR (UEM). Professora do curso de Pedagogia na modalidade a distância do Unicesumar.

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora doutora do Departamento de Fundamentos e Práticas da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

LAKCHMI LEITE MERTZIG, Patrícia; TECLA MORTEAN MENDONÇA, Camila; FURLAN COSTA, Maria Luisa. Políticas públicas para a educação no Brasil: do terceiro setor ao processo de privatização do ensino superior. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e10781, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.10781. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10781. Acesso em: 22 maio. 2025.

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