Da abordagem por competências e do problema da medida da competência

Autores

  • M'hammed Mellouki Université Laval
  • Clermont Gauthier Université Laval

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1085

Palavras-chave:

Competências. Formação de professores. Políticas educativas.

Resumo

Embora a abordagem da formação por competências exerça hoje uma atração cada vez maior no ensino e na formação dos educadores, ganhou notoriedade inicialmente em outros domínios, antes de impor-se no mundo escolar. Neste artigo, serão apresentados, de maneira sumária, alguns dos fatores contextuais que concorreram para a introdução dessa abordagem nas políticas educativas e nos programas escolares. Em seguida, tentaremos passar em revista as principais definições que lhe foram dadas, discernir o papel que os autores lhe conferem no ensino superior e na formação para o ensino e, por fim, introduzir o delicado problema da medida de competência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

M'hammed Mellouki, Université Laval

Pesquisador convidado da Haute École Pédagogique de Bejune – Suíça; Pesquisador do Centre de Recherche Inter universitaire sur la Formation et la Profession Enseignante – Université Laval. Quebec [Canadá]

Clermont Gauthier, Université Laval

PhD em Fondements de l’Éducation; Titular da Cadeira de Pesquisa em Formação de Professor; Membro regular do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante; Professor titular no Departamento de Estudos sobre ensino e aprendizagem da Faculdade de Ciências da Educação na Université Laval Quebec [Canadá]

Downloads

Publicado

28.07.2008

Como Citar

MELLOUKI, M’hammed; GAUTHIER, Clermont. Da abordagem por competências e do problema da medida da competência. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 307–328, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i2.1085. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1085. Acesso em: 10 fev. 2025.
Visualizações
  • Resumo 206
  • PDF 364