Composição da remuneração de professores de redes de ensino estaduais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.11159

Palavras-chave:

Carreira docente, Composição da remuneração de professores, Redes estaduais de ensino, Valorização do professor.

Resumo

Neste artigo a composição da remuneração docente é estudada com base nos planos de carreira. O objetivo é analisar a movimentação na carreira e respectiva diferenciação no vencimento base e as vantagens pecuniárias permanentes e transitórias que compõem a remuneração dos professores. Trata-se de estudo bibliográfico e documental com investigação dos planos de carreira de 12 estados brasileiros, em vigor no ano de 2014. Verificou-se que os planos de carreira preveem diferença no vencimento base por formação, tempo de serviço, formação continuada e avaliação de desempenho e que o conjunto de vantagens pecuniárias é bastante diversificado. A partir dos dados analisados, buscou-se indicar aspectos que devem ser considerados na composição da remuneração tendo em vista à valorização do professor. Com destaque para a importância de o vencimento base ser o principal componente da remuneração.

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora do Deprtamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp.

Ana Paula Santiago do Nascimento, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda pela Faculdade de Educação da USP. Professora da Educação Básica na Universidade Federal de São Paulo.

Katia Aparecida dos Santos Imbó, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutoranda pela Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

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Publicado

02.07.2020

Como Citar

JACOMINI, Márcia Aparecida; NASCIMENTO, Ana Paula Santiago do; IMBÓ, Katia Aparecida dos Santos. Composição da remuneração de professores de redes de ensino estaduais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e11159, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.11159. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11159. Acesso em: 29 mar. 2024.