Conflito no ambiente escolar e o cuidado de si em Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11349

Palavras-chave:

cuidado de si, conflito, escola, Michel Foucault.

Resumo

O conceito de cuidado de si de Michel Foucault, extraído do livro A Hermenêutica do Sujeito, caracteriza-se como caminho necessário para a construção da existência humana, ao demonstrar a necessidade de voltar-se a si mesmo. Desse modo, a realidade de conflitos existente na escola expressa-se como potência para a transformação das pessoas. Em vista disso, o presente artigo tem como pergunta: o conceito de cuidado de si de Michel Foucault pode auxiliar na resolução de conflitos em sala de aula? A metodologia utilizada reside em pesquisa bibliográfica, que se configurou em revisão de literatura e exame minucioso do livro do pensador francês. De forma sistemática, obteve-se como resultados: (i) a possibilidade de auxílio do conceito de cuidado de si como busca de retorno a si; (ii) o uso do cuidado de si como elemento de transformação da subjetividade na conquista individual; e (iii) a construção de abertura de postura para que se possa lidar com conflitos.

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC

Samuel Mendonça é Professor Titular Categoria A3, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas, grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas), ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-doutorando do Departamento de Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2020), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. É autor do livro Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018).

Kelly Cristina Leandro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC

Licencianda em Pedagogia na PUC Campinas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid/Capes e é bolsista de Iniciação Científica Pibic/CNPq. Membro do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, políticas educacionais e epistemologia da pesquisa.

Referências

AQUINO, Julio Groppa. O pensamento como desordem: repercussões do legado foucaultiano. Pro-Posições, 2014, maio/ago, v. 25, n. 2 (74), p. 83-101.

BERTEN, André. Michel Foucault: Da disciplina à autodisciplina. In Modernidade e Desencantamento. Saraiva. São Paulo, 2011.

CANDIOTTO, Cesar. Governo e direção de consciência em Foucault. Natureza Humana, 2008, dez, vol.10, no.2, p. 89-113.

CANDIOTTO, Cesar. Verdade e diferença no pensamento de Michel Foucault. Kriterion, Belo Horizonte, 2007, nº 115, Jun, p. 203-217.

CAPONI, Sandra. Michel Foucault e a persistência do poder psiquiátrico. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2009, Fev, v. 14, n. 1, p. 95-103.

CASTRO, Roney Polato de. Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia. Pro-Posições, 2006, jan./abr, v. 27, n.1 (79), p. 37-55.

CHECCHIA, Marcelo A. A clínica psicanalítica é um dispositivo? A peste, São Paulo, 2010, jan/jun, v.2, n.1, p. 89-100.

CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, 2007, jan/mar., v.15, n.54, p. 11-28.

CIRINO, Oscar. O desejo, os corpos e os prazeres em Michel Foucault. Mental, Barbacena, 2007, Jun, v. 5, n. 8, p. 77-89.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3. O cuidado de si. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

FURTADO, Rafael Nogueira. A atualidade como questão: ontologia do presente em Michel Foucault. Natureza Humana, 2015, vol.17, no.1, p. 144-156.

FREITAS, Alexandre Simão de (2014). O cuidado de si e os perigos de uma ontologia ainda sem cabimento: o legado ético-espiritual de Foucault. Pro-posições, 2014, maio/ago, v. 25, n. 2 (74), p. 121-138.

GALVÃO, Bruno Abílio. A ética em Michel Foucault: do cuidado de si à estética da existência. Intuitio. Porto Alegre, 2014, vol. 7, no. 1, p. 157-168.

MARCELLO, Fabiana de Amorim; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito. Pro-Posições, Campinas, 2014, Ago, v. 25, n. 2, p. 157-175.

PAGNI, Pedro. Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre inclusão escolar. Pro-posições, 2015, jan/abr., v. 26, n. 1 (76), p. 87-103.

PAIVA, Maria Olímpia Almeida de; LOURENÇO, Abílio Afonso. Estudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, 2011, dez, v. 16, n. 3, p. 151-166.

SCHWERTNER, S; ROVEDA, A; LOPES, M. Estratégias curriculares em espaços escolares. Pro-posições, 2016, Jan-abr., v. 27, n. 1 (79), p. 197-200.

SILVA, Eduardo P. (2011). Ética, loucura e normalização: diálogo entre a psicanálise e Michel Foucault. Psicologia Ciência e Profissão. Brasília, 2011, Dez, v.21, n. 4, p. 16-25.

SILVA, Nyrluce Marília Alves da; FREITAS, Alexandre Simão de. A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios. Pro-Posições, 2015, Jan-abr., v. 26, n. 1 (76), p. 217-233.

Downloads

Publicado

03.06.2021

Como Citar

MENDONÇA, Samuel; LEANDRO, Kelly Cristina. Conflito no ambiente escolar e o cuidado de si em Michel Foucault. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e11349, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.11349. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11349. Acesso em: 24 maio. 2025.
Visualizações
  • Resumo 795
  • PDF 741