n. 57: Dossiê 57 - 100 Anos de Edgar Morin

Fluxo contínuo - (abr./jun. 2021)
Publicado: 03.06.2021

Apresentação

  • 100 Anos de Edgar Morin

    Antônio Joaquim Severino, Cleide Rita Silvério de Almeida, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    e20284
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20284

Dossiê 57 - 100 Anos de Edgar Morin

  • Epistemologia de Terra-Pátria para uma nova cidadania planetária

    Maria Cândida Moraes, Izabel Petraglia
    e20270
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20270
  • Homenagem a Edgar Morin: entre o conhecimento e a vida

    Maria Lucia Rodrigues
    e20268
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20268
  • A complexidade em diálogo com a ergonomia e a engenharia – contribuições de Edgar Morin

    Laerte Idal Sznelwar, Uiara Bandineli Montedo, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti Sigahi
    e20269
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20269
  • A consciência da incerteza: os desafios de uma política de “Terra-Pátria

    Alfredo Pena-Vega
    e20271
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20271

Artigos

  • Religião e educação escolar na colonização do oeste paranaense: o caso da implantação do colégio Vicentino Incomar, de Toledo (1948 - 1965)

    Rodrigo Pinto de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
    e8849
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8849
  • A (in) viabilidade da educação e do trabalho como instrumentos de ressocialização de indivíduos encarcerados

    Renato Santiago Quintal, Carlos Francisco Simões Gomes
    e8905
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8905
  • Percurso universitário de alunas/os com deficiência em instituição de ensino privada

    Denise Macedo Ziliotto, Amanda Burchert, Henrique Carvalho
    e8947
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8947
  • A produção científica subjugada à lógica econômica: elementos para uma análise crítica

    Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Priscila Semzezem
    e10655
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10655
  • Metodologias ativas: efeitos de verdade acerca da inovação no ensino dentro da racionalidade neoliberal

    Rafaela Esteves Godinho Leal, Shirlei Rezende Sales
    e10725
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10725
  • Trabalhadores com educação superior e as transformações no mundo do trabalho

    Carolina Zuccarelli
    e10782
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10782
  • Pesquisa-formação: diários reflexivos sobre os cuidados com professoras da educação infantil

    Clara Maria Miranda de Sousa, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
    e13682
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.13682
  • Vidas que se cruzam na pedagogia do insulto: uma análise das vivências escolares de pessoas LGBTQIA

    Isaias Batista de Oliveira Júnior, Diego Raone Ferreira
    e11337
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11337
  • Conflito no ambiente escolar e o cuidado de si em Michel Foucault

    Samuel Mendonça, Kelly Cristina Leandro
    e11349
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11349
  • O financiamento das universidades estaduais brasileiras: o custo aluno, as assimetrias institucionais e as desigualdades regionais

    Renata Ramos da Silva Carvalho, Nelson Cardoso Amaral
    e10777
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10777
  • Formação docente e trabalho educativo na educação infantil: algumas reflexões

    Ilaine Inês Both, Michelle de Freitas Bissoli
    e13538
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.13538
  • Docência e conhecimento de si: espaço formativo em classes multisseriadas

    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    e14541
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.14541
  • Democracia, participação e gestão educacional: diálogos nos escritos freireanos

    Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Ângela Noleto da Silva, Ana Gabriela Ferreira Brito
    e15797
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15797
  • A atuação profissional do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

    Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Giovanna Barroca de Moura, Tatiana de Medeiros Santos
    e11581
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11581
  • Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior

    Daiani Damm Tonetto Riedner, Magda Pischetola
    e15907
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15907
  • Paulo Freire: contradiscurso e prática de resistência ao neoconservadorismo no cenário político e educacional brasileiro

    Gabriela Costa Faval, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    e15407
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15407

Resenhas