Metodologias ativas: efeitos de verdade acerca da inovação no ensino dentro da racionalidade neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10725

Palavras-chave:

docência do ensino superior, inovação, metodologias ativas, racionalidade neoliberal.

Resumo

A inovação tornou-se um imperativo na sociedade contemporânea. Nela, à docência universitária é convocada a utilizar metodologias ativas como forma de inovar no ensino. Divulga-se que essas metodologias produzem sujeitos ativos e autônomos. Nesse sentido, neste artigo busca-se compreender os efeitos de verdade acerca das metodologias ativas na produção de estudantes ativas/os. Ele traz parte dos resultados de uma pesquisa, cujo corpus é constituído pelos ditos em circulação no curso de formação de professoras/es universitárias/os, bem como de entrevistas realizadas com participantes dessa formação. Utilizou-se como referencial as ferramentas teóricas e analíticas do filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder e verdade. Por meio da rede metodológica que articulou elementos da netnografia educacional, de entrevistas narrativas e da análise do discurso de inspiração foucaultiana, desenvolveu-se o argumento de que a docência inovadora está em continuidade com a produção da posição de sujeito discipulus iacto. Conclui-se que as demandas postas à docência universitária inovadora, para utilizar metodologias ativas, atendem à urgência de forjar a posição de sujeito discipulus iacto na racionalidade neoliberal. As demandas pelo uso de metodologias ativas, portanto, governam as condutas discentes e docentes no ensino universitário inovador.

 

 


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Biografia do Autor

Rafaela Esteves Godinho Leal, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Educação a Distância (SENAC-MG). Possui graduação em Pedagogia pela UFMG (2008). Atualmente é pedagoga na UFMG, lotada na Pró-Reitoria de Graduação, na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz). Membro do GEEC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas). Temas de interesse: docência do ensino superior, formação docente, tecnologias digitais, inovação, análise do discurso, saberes pedagógicos.

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, no qual atuou como coordenadora da Linha de Pesquisa Currículos, culturas e diferença. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e atualmente ocupa o cargo de Vice-coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia na mesma instituição. Possui doutorado em educação, vinculado à linha de pesquisa: Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos. É membro do Observatório da Juventude da UFMG, do Grupo Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa) e do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). Atualmente integra o Conselho Editorial do Periódico Educação em Revista e o Conselho Editorial Externo da Alteridad Revista de Educación. Já integrou o Conselho Consultivo da Revista Docência no Ensino Superior. Tem experiência no campo educacional, com ênfase nas seguintes temáticas: Currículo, cibercultura, práticas culturais, juventude, gênero, sexualidade, redes sociais digitais, política educacional, projeto político pedagógico e coordenação pedagógica.

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Publicado

03.06.2021

Como Citar

GODINHO LEAL, Rafaela Esteves; SALES, Shirlei Rezende. Metodologias ativas: efeitos de verdade acerca da inovação no ensino dentro da racionalidade neoliberal. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e10725, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.10725. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10725. Acesso em: 20 maio. 2025.
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