Percurso universitário de alunas/os com deficiência em instituição de ensino privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8947

Palavras-chave:

acadêmicos, pessoas com deficiência, inclusão, universidade

Resumo

O ingresso de estudantes com deficiência em cursos de graduação é resultado de fatores como a expansão da educação superior e as políticas públicas de acesso, ensejando discussões acerca da efetividade na óptica inclusiva. Buscando avaliar a experiência destas/es acadêmicas/os, a investigação teve como objetivo analisar o percurso de alunos com deficiência, a partir da perspectiva de histórias de vida. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo entrevistas como instrumento de coleta de dados, realizadas com oito alunas/os formandas/os em instituição de ensino superior privada. Os resultados abordam questões como aprendizagem, relação com professoras/es e colegas, diferenças entre contexto universitário / escolar e percurso universitário. Evidencia-se a consecução inicial da acessibilidade arquitetônica e a subsequente construção de condições pedagógicas e relacionais para as/os estudantes com deficiência revelando, portanto, novos desafios a serem enfrentados por toda a comunidade acadêmica.  

 

 

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Biografia do Autor

Denise Macedo Ziliotto, Universidade La Salle

Pós Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora no programa de Pos Graduação em Educação da Universidade La Salle.

Amanda Burchert, Universidade La Salle

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle. Graduada em Gestão de Recursos Humanos.

Henrique Carvalho, Universidade La Salle

Bolsista de pesquisa no Programa de Pos Graduação em Educação da Universidade La Salle. Graduado em Gestão de Recursos Humanos

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Publicado

03.06.2021

Como Citar

ZILIOTTO, Denise Macedo; BURCHERT, Amanda; CARVALHO, Henrique. Percurso universitário de alunas/os com deficiência em instituição de ensino privada. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e8947, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.8947. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8947. Acesso em: 29 mar. 2024.