100 Anos de Edgar Morin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20284

Resumo

Unindo-se às múltiplas iniciativas de comemoração dos 100 anos de vida de Edgar Morin, no próximo dia 8 de julho, e às homenagens que vêm ocorrendo no mundo inteiro, a revista Eccos preparou um dossiê, visando a saudar este grande pensador e abrir espaço para ensaios e estudos sobre o pensamento e a vida desse eminente filósofo. Buscou-se, assim, não só compartilhar essa homenagem universal, mas também contribuir para a maior divulgação de sua obra, sobretudo entre as gerações mais jovens. Mais do que o resgate de suas teses, os trabalhos que compõem o dossiê explicitam a fecundidade das categorias do pensamento complexo para a compreensão mais crítica dos grandes problemas que a humanidade vem enfrentando na atualidade. Reflexões que evidenciam o poder do conhecimento para a construção da unidade da espécie, sem prejuízo do respeito à diversidade das pessoas, a partir de uma leitura da complexidade sob o prisma da religação dos saberes e da superação da barbárie.

Maria Lucia Rodrigues expressa, em seu texto, as ressonâncias criadas pelo pensamento complexo de Edgar Morin em nosso tempo. A partir de depoimentos de outros pesquisadores, ela revela a figura de um ser humano que está em sintonia com as principais questões que nos ocupam e preocupam.

Maria Cândida Moraes e Izabel Petraglia desenvolvem uma ampla reflexão a partir do conceito de Terra-Pátria, extraído de uma das obras de Edgar Morin, que leva o mesmo nome. Elas propõem uma mudança de pensamento – do linear ao complexo – que possa promover uma reintegração das culturas científicas e humanistas. Neste exercício, somos chamados a construir uma nova cidadania planetária.

Alfredo Pena-Vega nos instiga, em seu escrito, a pensar sobre a incerteza, principalmente em relação ao futuro da humanidade. Ele indica que existe uma crise global, que se expressa numa crise ecológica. Nesse cenário, torna-se urgente encontrar e adotar novos métodos que possibilitem o enfrentamento dessa situação. 

Laerte Sznelwar, Uiara Montedo e Tiago Sigahi demonstram as múltiplas possibilidades de reflexão do pensamento complexo, desta vez, aplicadas no campo das engenharias. Desafiando alguns paradigmas que reduzem o campo de visão das ciências da natureza a respeito do ser humano, os autores reconhecem a necessidade de se olhar a dialógica que permite debater questões relacionadas à vida e à importância do sujeito na sociedade.

Esperamos que este dossiê possa ser um ponto de partida para novos pesquisadores do pensamento complexo de Edgar Morin e que seja também um aprofundamento de ideias para aqueles que já conhecem seu trabalho e sua obra.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Joaquim Severino, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Filosofia. Professor de Filosofia da Educação.

Cleide Rita Silvério de Almeida, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Pós-doutorada pelo Centro Edgar Morin.

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Pós-doutora no Programa em Educação, Arte e História da Cultura

Downloads

Publicado

01.07.2021

Como Citar

SEVERINO, Antônio Joaquim; SILVÉRIO DE ALMEIDA, Cleide Rita; DAL MAS DIAS, Elaine Teresinha. 100 Anos de Edgar Morin. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e20284, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.20284. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/20284. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação