A (in) viabilidade da educação e do trabalho como instrumentos de ressocialização de indivíduos encarcerados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8905

Palavras-chave:

execução penal, trabalho e educação em prisões, ressocialização.

Resumo

A pesquisa vislumbra a possibilidade de se estabelecer uma conexão entre educação, trabalho e o plano jurídico, debruçando-se especificamente sobre o sistema prisional. O seu objetivo é empreender a análise da viabilidade da educação e do trabalho como instrumentos de ressocialização de indivíduos encarcerados na região metropolitana do Rio de Janeiro. O corrente estudo fundamentou-se na abordagem da pesquisa qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto, foram selecionados os seguintes recursos metodológicos, a saber: pesquisa bibliográfica; análise de documentos escritos, em especial, dispositivos legais e normativos. Foram consultados livros, artigos, teses, dissertações e informações disponíveis em portais administrados por órgãos públicos e privados. Supletivamente, este trabalho contou com os aportes das pesquisas empreendidas por Julião (2007, 2009 e 2012). Vislumbra-se que a modesta contribuição desta pesquisa seja a adoção de uma abordagem interdisciplinar. Os apontamentos realizados ao longo da pesquisa evidenciam que a educação e o trabalho ainda não se configuram como instrumentos efetivos de ressocialização de apenados. Espera-se que o presente estudo possa favorecer as discussões sobre ressocialização de indivíduos encarcerados a partir das ações empreendidas pela educação e pelo trabalho no ambiente prisional, permitindo a articulação entre profissionais das searas da administração penitenciária, da educação e da sociedade civil.

 

 

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Biografia do Autor

Renato Santiago Quintal, Escola Naval - EN

Doutor em Ambiente e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari (PPGAD/Univates). Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FAF-UERJ); Especialista em Educação Tecnológica (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/CEFET-RJ); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IE-UFRJ); Especialista em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas/FGV); Bacharel em Direito (Faculdade Nacional de Direito/UFRJ); Bacharel em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval/EN); Licenciado em Pedagogia (UNIRIO); e Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes/UCAM). Professor do Magistério Superior da Escola Naval (EN).

Carlos Francisco Simões Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção (UFF). Especialista em Análise de Sistemas (UERJ). Bacharel em Ciências Navais (Escola Naval).

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Publicado

03.06.2021

Como Citar

QUINTAL, Renato Santiago; GOMES, Carlos Francisco Simões. A (in) viabilidade da educação e do trabalho como instrumentos de ressocialização de indivíduos encarcerados. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e8905, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.8905. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8905. Acesso em: 20 abr. 2024.