Religião e educação escolar na colonização do oeste paranaense: o caso da implantação do colégio Vicentino Incomar, de Toledo (1948 - 1965)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8849

Palavras-chave:

educação, história da educação, instituições escolares, colégio Vicentino Incomar

Resumo

Trata-se de uma pesquisa documental na área da História da Educação com particular incidência no campo da história e historiografia das instituições escolares. O objetivo é analisar as relações entre religião e educação escolar no contexto da colonização do oeste paranaense, o caso na implantação do Colégio Vicentino Incomar, na cidade de Toledo, em 1948. Como primeira escola criada e mantida pela Igreja Católica na região, a instituição exemplifica muito bem a aliança entre religião e educação no Oeste do Paraná, no período de sua ocupação planejada. A implantação da escola se deu num período em que o catolicismo passava por um processo de consolidação institucional na região e a instituição foi usada como instrumento eficaz para que a Igreja continuasse a exercer influência nas decisões e nos rumos daquela sociedade. Os dados revelados pelas fontes indicam que o Incomar envidou esforços para cumprir a missão atribuída pela Igreja à educação escolar, qual seja: formar bons cristãos e virtuosos cidadãos. 

 

 


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Biografia do Autor

Rodrigo Pinto de Andrade, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutor em Educação Universidade Estadual de Maringá. Professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual do Paraná.

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela Unicamp (1996), professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

03.06.2021

Como Citar

ANDRADE, Rodrigo Pinto de; ARNAUT DE TOLEDO, Cézar de Alencar. Religião e educação escolar na colonização do oeste paranaense: o caso da implantação do colégio Vicentino Incomar, de Toledo (1948 - 1965). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e8849, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.8849. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8849. Acesso em: 28 mar. 2024.