Democracia, participação e gestão educacional: diálogos nos escritos freireanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15797

Palavras-chave:

democracia, gestão escolar, participação, Paulo Freire

Resumo

Este artigo propõe uma análise dos conceitos de participação e democracia apresentados por Paulo Freire em seus diversos escritos. O objeto da pesquisa consiste no postulado teórico de Paulo Freire no que se refere a esses conceitos. A questão formulada visa identificar como se apresentam e se relacionam na obra freireana os conceitos de democracia e participação e em que medida possibilitam sua reconstrução em tempos de retorno a práticas e regulamentações conservadoras no âmbito educacional. Com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa e estudos bibliográficos, identificou-se nos escritos do autor uma sequência de análises que propicia o entendimento da relação entre os conceitos e a possibilidade de diálogo, de compreensão do outro e de recondução para novos caminhos. Observam-se reflexões que explicitam a democracia como caminho do educar e do ser mais. Ademais, concluiu-se que tais conceitos não possuem valor em si só, mas na prática cotidiana.

 

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Biografia do Autor

Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela UFSCAR (2019). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Ex Secretária Municipal de Educação no Município de Guaraí TO. Membro do do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas(NEPCE) e do Grupo de Pesquisa História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação da UFT, cadastrados no CNPQ/CAPES. Atua no Subgrupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (EpeEM). e no Projeto de Pesquisa da Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino). Filiada a e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae).Membro da Coordenação Estadual de fortalecimentos dos Conselhos escolares do Tocantins e do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em Palmas. Desenvolve pesquisas com ênfase em Estado e Políticas Educacionais; Gestão escolar e Conselhos Escolares; Carreira docente e valorização profissional; Práticas Pedagógicas no ensino fundamental e educação infantil

Ângela Noleto da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação – UFG

Ana Gabriela Ferreira Brito, Mestranda em Ensino - UFT

Mestranda em Ensino - UFT

 

Referências

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Publicado

03.06.2021

Como Citar

BRITO, Katia Cristina Custódio Ferreira; DA SILVA, Ângela Noleto; BRITO, Ana Gabriela Ferreira. Democracia, participação e gestão educacional: diálogos nos escritos freireanos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e15797, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.15797. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15797. Acesso em: 21 maio. 2025.
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