Paulo Freire: contradiscurso e prática de resistência ao neoconservadorismo no cenário político e educacional brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15407

Palavras-chave:

contradiscurso de resistência, neo-conversadorismo, Paulo Freire.

Resumo

O pensar e agir freireanos se tornam, mais uma vez, alvo de discursos que, longe da neutralidade, se posicionam no sentido de silenciar educadores e direcionar as práticas educativas para um distanciamento da democracia e da criticidade do ensino, sendo por isso necessário esclarecer o seu pensamento educacional, na perspectiva de um contradiscurso de resistência, evidenciando a sua importância na educação brasileira. A questão norteadora deste artigo é: quais as razões de Paulo Freire ser alvo de perseguições e críticas no atual contexto político? Objetiva-se analisar, na atual conjuntura brasileira, o pensamento de Paulo Freire enquanto contradiscurso de enfrentamento e resistência, contra os ataques à sua pessoa e proposta educacional, esclarecendo os seus pressupostos educacionais, refutando as críticas infundáveis e apontando a sua importância no cenário educacional brasileiro. Consiste em uma pesquisa bibliográfica que envolve as produções de Paulo Freire, mas também de resultados de pesquisas sobre a educação freireana. Destaca o caráter humanista e ético-político da educação de Paulo Freire, que não pode ser pensada como campo neutro, nem tampouco confundida com mera doutrinação partidária e apresenta a importância da educação freireana na educação brasileira.

 

 

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Biografia do Autor

Gabriela Costa Faval, Universidade do Estado do Pará – UEPA

Mestranda em Educação pelo PPGED/UEPA; Esp. em Educação e Cultura PPGEDUC/UFPA/CUTINS/Cametá; Esp. em Ensino da Lingua Espanhola – Universidade Única/Prominas; Lic. Plena em Pedagogia – UEPA; Fund./Coord. – EGESEX/PLVQQ/UEPA; Coord. GETEFS/NEP/UEPA.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará – UEPA

Pós-doutora em educação pela PUC-RIO. Doutora em educação: currículo pela PUC-SP e UNAM-UAM-México. Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará – UEPA

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Publicado

03.06.2021

Como Citar

FAVAL, Gabriela Costa; DE OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Paulo Freire: contradiscurso e prática de resistência ao neoconservadorismo no cenário político e educacional brasileiro. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e15407, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.15407. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15407. Acesso em: 29 mar. 2024.