Paulo Freire: contradiscurso e prática de resistência ao neoconservadorismo no cenário político e educacional brasileiro

Gabriela Costa Faval, Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Resumo


O pensar e agir freireanos se tornam, mais uma vez, alvo de discursos que, longe da neutralidade, se posicionam no sentido de silenciar educadores e direcionar as práticas educativas para um distanciamento da democracia e da criticidade do ensino, sendo por isso necessário esclarecer o seu pensamento educacional, na perspectiva de um contradiscurso de resistência, evidenciando a sua importância na educação brasileira. A questão norteadora deste artigo é: quais as razões de Paulo Freire ser alvo de perseguições e críticas no atual contexto político? Objetiva-se analisar, na atual conjuntura brasileira, o pensamento de Paulo Freire enquanto contradiscurso de enfrentamento e resistência, contra os ataques à sua pessoa e proposta educacional, esclarecendo os seus pressupostos educacionais, refutando as críticas infundáveis e apontando a sua importância no cenário educacional brasileiro. Consiste em uma pesquisa bibliográfica que envolve as produções de Paulo Freire, mas também de resultados de pesquisas sobre a educação freireana. Destaca o caráter humanista e ético-político da educação de Paulo Freire, que não pode ser pensada como campo neutro, nem tampouco confundida com mera doutrinação partidária e apresenta a importância da educação freireana na educação brasileira.

 

 


Palavras-chave


contradiscurso de resistência; neo-conversadorismo; Paulo Freire.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15407

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