O Estado da arte sobre sistema socioeducativo no Brasil (2006 – 2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.11592

Palavras-chave:

Ato Infracional, Jovens e Juventudes, Sistema Socioeducativo.

Resumo

Apresenta-se um estudo de revisão da literatura (2006-2016) que buscou apreender aportes para o Sistema Socioeducativo no Brasil. Foram sistematizadas produções acadêmicas, no formato de teses, dissertações e artigos, mapeando pesquisadores e Instituições de Ensino Superior – IES as quais se vinculam esses pesquisadores, além de elaborar uma síntese das principais conclusões desses produtos. Para tanto, foram levantadas e analisadas dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica –IBICT, produzidas entre os anos 2006 e 2016, bem como os artigos publicados (2006 - 2016) em periódicos do estrato A1 do Qualis-Periódicos, conforme parâmetros da área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no último quadriênio (2013-2016). Com a análise desse material, é possível destacar três aspectos: - a variedade de universidades e orientadores imbricados em pesquisas na pós-graduação que envolvem a situação de jovens em conflito com a lei e submetidos a medidas socioeducativas; - o viés empírico e qualitativo das pesquisas publicadas tanto nos periódicos quanto em dissertações e teses; e - os resultados que apontam fragilidades familiares e problemáticas escolares como situações de vulnerabilidade associadas ao crescimento dos atos infracionais.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Francisco, Universidade Federal de São Carlos

Pedagogo, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com período sanduíche no Conservatoire national des arts et métiers - CNAM, Paris/França. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (2018 – 2021). Contato: socioeducativo.julio@gmail.com

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1980), Especialista em Saúde Pública com Capacitação em Saúde Mental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1980), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

02.07.2020

Como Citar

FRANCISCO, Julio Cesar; LOPES, Roseli Esquerdo. O Estado da arte sobre sistema socioeducativo no Brasil (2006 – 2016). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e11592, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.11592. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11592. Acesso em: 18 abr. 2024.