Pedagogias dos terreiros: ações de ensino educativo-sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.11601

Palavras-chave:

educação, ensino, pedagogia social, quimbanda, terreiros

Resumo

A Pedagogia Social, possibilita pensarmos os ensinos ocorridos em diferentes espaços. Ao recorrer a este argumento adenso as discussões que propõem a ideia de que todo e qualquer lugar é educativo, logo, que educar é sempre um jogo de relações, que para este artigo são da ordem do poder. As pedagogias sociais descritas neste texto foram observadas e debatidas, a partir das narrativas de quatro dirigentes de terreiros de Quimbanda. O objetivo deste foi investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino do universo religioso afro-brasileiro são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, na contemporaneidade. Para produção deste artefato pedagógico recorri ao campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, enquanto base teórica tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de entrevistas individuais como ferramenta para produção dos dados e os olhares analíticos foram desenvolvidos a partir da Análise Cultural, possibilitada pela ação de categorização dos dados. Os atos educativos ou pedagógicos, são inerentes à existência dos sujeitos. Somos educados(as) tanto pelas ações dos(as) outros(as), quanto pelos reflexos das que promovemos, geradas em nossos espaços de convivência, decorrendo delas as nossas aprendizagens sociais. As relações de poder podem gerar inúmeros conflitos culturais, porém, é a partir deles que percebo possibilidades de produção de outros saberes, outras pedagogias que culminam na proliferação de múltiplas aprendizagens. Operacionalizar os conflitos produz tecnologias educativo-sociais que indicou pistas acerca dos modos de organização das instituições sociais que no educam, no caso os terreiros e suas pedagogias sociais.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem e do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL); Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e, também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM no componente curricular de Sociologia (voluntário) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande ministrando aulas nos cursos de Educação Física - Licenciatura e Pedagogia, bem como, práticas desportivas a todos os cursos desta instituição.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas. Exerceu, dentre outras, a função de Pró-reitora de Extensão e Cultura. Concluiu doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa sanduíche no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal) Publicou mais de 90 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Possui 13 livros e 20 capítulos de livros publicados como autora/organizadora/co-autora. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, representações sociais, identidade social, memória e narrativas populares.

Ariana Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGEDU do Instituto de Educação IE/FURG, na linha de pesquisa: Espaços e Tempos Educativos. Atualmente faz Especialização na área de Neuropsicopedagogia pela Instituição UNICESUMAR/ RG. É professora na Escola Michigan Kids. E Pedagoga do Projeto BGVRolezinhos desenvolvido pela Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS) - Prefeitura Municipal de Rio Grande. Tem experiência na área de Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, Desenvolvimento, Aprendizagens, Literatura Infantil, Atividades Físicas, Gênero, Diversidade e sexualidade, Relações Étnico Raciais.

Gustavo Henrique Pereira, Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso – SEDUC/ MT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação Regional Serrana (2017) e graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Atualmente é efetivo de história na rede estadual de educação de Mato Grosso.

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

LEMOS SOARES, Rodrigo; MARCOS BUSSOLETTI, Denise; SOUZA, Ariana; PEREIRA, Gustavo Henrique. Pedagogias dos terreiros: ações de ensino educativo-sociais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e11601, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.11601. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11601. Acesso em: 23 maio. 2025.

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