A potência e atualidade da obra Pedagogia do Oprimido frente a atual onda neoconservadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.12399

Palavras-chave:

educação e ultranacionalismo, onda neoconservadora, pedagogia do oprimido

Resumo

Este texto tem como objetivo refletir sobre a potência da obra freireana em geral e, em particular, sobre a atualidade do Pedagogia do Oprimido como forma de enfrentar a onda Neoconservadora que se abate sobre o mundo e o Brasil. Essa Onda Neoconservadora tem raízes fortemente presas ao pensamento fascista. Certamente que nem todo pensamento nacionalista/ultranacionalista desemboca, em regimes fascistas. Contudo, há que se estar atento, pois, de uma política nacionalista para a construção de um estado fascista podemos estar apenas a um passo. Assim que todas as pessoas e instituições que têm apreço pela democracia precisam estar atentos aos sinais de exacerbação de ideologias e de práticas que incentivem ultranacionalismos. De outra forma, há que entendermos que o fascismo não tem apenas um único rosto. Ao contrário, ele pode se apresentar com várias peles diferentes. Essa constatação, contudo, não deve servir para nos desesperançar. Ao contrário, deve ser um estímulo no sentido de nos inquietar, de nos fazer refletir sobre a realidade brasileira e, assim, nos movimentar na direção de uma educação que seja mais parecida com a cara miscigenada das gentes de Pindorama. Aos que bradam a expulsão de Freire e de suas ideias, de nossas escolas e universidades, devemos responder com mais propostas freireanas e não com menos. Se tivéssemos conseguido fazer Freire e seu legado mais encarnados em nossa educação, com certeza, certos ressurgimentos obscurantistas teriam muito mais dificuldades de renascer das cinzas de um passado de autoritarismos de triste lembrança.

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Biografia do Autor

Valdo Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Titulação: Doutor em Educação, PhD em Antropofagia Cultural Brasileira

Instituição de vinculo: UFSM

Área de Atuação: Educação

Departamento: Administração Escolar

Maria Aparecida Azzolin, Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS.

Titulação: Doutoranda em Educação

Instituição de vinculo: UFSM

Área de Atuação: Educação

 

Referências

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

BARCELOS, Valdo; AZZOLIN, Maria Aparecida. A potência e atualidade da obra Pedagogia do Oprimido frente a atual onda neoconservadora. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e12399, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.12399. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/12399. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos