A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1280Palavras-chave:
dispositivo, educação a distância, formação de professores, inovação pedagógica, tecnologia e educaçãoResumo
Um programa de formação a distância não é neutro e nem pode ser reduzido a um artefato tecnológico que ocupe a função de simples suporte. Trata-se de um contexto de mediações que concorre para o desenvolvimento e para a significação das práticas pedagógicas adotadas. O presente artigo propõe a adoção do conceito de dispositivo no tratamento das possibilidades de inovação pedagógica nos programas de EAD que utilizam as TIC. Tal abordagem pretende superar o determinismo tecnológico, considerando a tese de que a mudança não pode ser posta como finalidade, mas como processo integrante dos programas de formação.Downloads
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Publicado
14.11.2008
Como Citar
PEIXOTO, Joana. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 39–54, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i1.1280. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1280. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê temático
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