A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância

Autores

  • Joana Peixoto Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1280

Palavras-chave:

dispositivo, educação a distância, formação de professores, inovação pedagógica, tecnologia e educação

Resumo

Um programa de formação a distância não é neutro e nem pode ser reduzido a um artefato tecnológico que ocupe a função de simples suporte. Trata-se de um contexto de mediações que concorre para o desenvolvimento e para a significação das práticas pedagógicas adotadas. O presente artigo propõe a adoção do conceito de dispositivo no tratamento das possibilidades de inovação pedagógica nos programas de EAD que utilizam as TIC. Tal abordagem pretende superar o determinismo tecnológico, considerando a tese de que a mudança não pode ser posta como finalidade, mas como processo integrante dos programas de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Peixoto, Universidade Católica de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás. Doutora em Ciências da Educação e Especialista em Informática e Educação.

Downloads

Publicado

14.11.2008

Como Citar

PEIXOTO, Joana. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 39–54, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i1.1280. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1280. Acesso em: 19 abr. 2024.