Cidadania infantil: questões contemporâneas e implicações para a participação da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13186

Palavras-chave:

Criança, Cidadania, Participação, Sociologia da infância

Resumo

Este texto se propõe a tecer algumas reflexões sobre a cidadania infantil na sociedade contemporânea a partir do construto teórico da Sociologia da Infância que compreende a criança como ator social, ser do presente, participativo e produtor de culturas e a infância como categoria geracional sócio-historicamente construída. A reflexão sustenta-se na constituição da criança cidadã. Parte dos caminhos percorridos entre a ideia da incapacidade e incompetência da criança numa visão perspectivada na modernidade, revisa o conceito de cidadania perpassando pela discussão proposta por Roger Hart (1992) denominada Escada de Participação Infantil,  para chegar ao estatuto de cidadania participativa que concebe a criança como sujeito social, implicando não só no reconhecimento formal de seus direitos, mas também nas condições do seu exercício de participação. A atualidade da temática volta-se para o imperativo da cidadania da infância, seu protagonismo e o potencial emancipador das experiências de participação das crianças nas pesquisas, nas escolas e nos espaços públicos frente aos desafios impostos pela sociedade contemporânea.

 

 

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Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Complutense de Madri - UCM

Graduação em Pedagogia(1994), Mestrado em Educação (1998), Doutorado (2005). Realizou estágio Pós-doutoral na Universidade do Minho, Braga/Portugal sob a supervisão do Profº Dr Manuel Jacinto Sarmento na especialidade de Sociologia da Infância em 2017. Atua na Universidade Católica Dom Bosco na graduação no Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UCDB pesquisando as temáticas: Formação de Professores; Infância e Educação Infantil e Sociologia da Infância. É lider do GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância. 

 

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Publicado

31.03.2021

Como Citar

BROSTOLIN, Marta Regina. Cidadania infantil: questões contemporâneas e implicações para a participação da criança. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e13186, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.13186. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13186. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos