Pedagogia da infância no Brasil e na Itália: a criança em contextos interculturais marcados historicamente pelo racismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.13481

Palavras-chave:

Crianças Pequenininhas, Infâncias, Interculturalidade, Pedagogia da Infância, Racismo.

Resumo

Este artigo busca, a partir dos estudos pós-coloniais, da sociologia das relações raciais e de dados de pesquisas bibliográficas acerca das culturas infantis, problematizar a educação das crianças pequenas em contextos históricos e sociais marcados por processos de racialização. Trata-se de inquietações que emergem de pesquisas realizadas em um contexto transnacional Brasil-Itália, preocupadas em compreender o lugar das crianças no debate a respeito de cidadania e direitos, tendo em vista realidades marcadas pela imigração e por históricas relações étnico-raciais que resultam em fenômenos sociais, culturais e políticos pautados na segmentação e segregação social e racial. No contexto italiano, analisa-se a Educação Infantil e os desafios que o movimento migratório das últimas décadas coloca para as creches e pré-escolas, em termos interculturais. No Brasil, retoma-se a trajetória histórica de construção de uma pauta político-educacional que envolva a diversidade cultural e étnico-racial, frente à monoculturalidade, encaminhando perspectivas no campo da interculturalidade. Com base nas análises, pode-se destacar que os efeitos do racismo são semelhantes entre os dois países, pois correspondem a uma forma de estruturação da sociedade, mas com características distintas em sua forma de segregação e hierarquização, colocando um desafio à construção de práticas pedagógicas para a infância nos dois países. 

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Biografia do Autor

Flávio Santiago

PDoutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, durante o doutoramento realizou estágio sanduíche na Università degli Studi di Milano-Bicocca com bolsa FAPESP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - linha Culturas Infantis (UNICAMP) . Atua nos seguintes temas: pedagogia da infância, relações raciais, relações de gênero e educação das relações étnico-raciais em creches e pré-escolas.

Márcia Lúcia Anacleto de Souza, Prefeitura Municipal de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP e pesquisadora das temáticas: infâncias, educação infantil, quilombos, relações étnico-raciais, identidade e etnografia na educação. Atua na formação docente em Educação para as Relações Étnico-Raciais e foi professora nos Cursos de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEAB/UFSCar), com vínculo de bolsista na Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), e no Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEAB/USFCar/RENAFOR-SEB/MEC/UNESCO). Também atuou como docente no Curso de Especialização em Educação Infantil da UFSCar - Campus Sorocaba. Participa do GEPEDISC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferenciação Sócio-Cultural (FE/UNICAMP). 

Ana Lúcia Goulart de Faria, UNICAMP

Desde 1984 é docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordena a linha culturas infantis do GEPEDISC- grupo de estudos e pesquisa em educação e diferenciação sócio cultural. Tem publicações, pesquisas e orientações de Graduação, Pós-Graduação e pós doc nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, atuando quase exclusivamente na primeira etapa da educação básica, na Educação Infantil em creches e pré-escolas, na Pedagogia da infância, pequena infância e relações de gênero, pequena infância e classe social, pequena infância e relações étnico-raciais , parque infantil, crianças pequenas de 0 a 6 anos, Sociologia da infância, culturas infantis e formação para a especificidade da docência em creches e pré-escolas. Desde a finalização do pós-doc (bolsa PDE/CNPq) na Università degli Studi di Milano-Bicocca, em setembro de 2010, é membro do Colegiado Docente de Doutorado da mesma. Foi do Conselho Municipal de Educação de Campinas de 2004-2006 e é atualmente membra do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil 2016-2018. Atualmente aposentada continua professora colaboradora da FE Unicamp orientando, publicando e desenvolvendo 3 projetos de pesquisa sempre na intersecção idade-relações de gênero-classe social-relações étnico-raciais no Brasil, na Itália (com a Università degli Studi Milano Bicocca) e na Suécia.

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

SANTIAGO, Flávio; ANACLETO DE SOUZA, Márcia Lúcia; GOULART DE FARIA, Ana Lúcia. Pedagogia da infância no Brasil e na Itália: a criança em contextos interculturais marcados historicamente pelo racismo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e13481, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.13481. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13481. Acesso em: 27 ago. 2024.