O “lugar” educação infantil: as infâncias e a contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13522Palavras-chave:
contemporaneidade, educação infantil, infância, experiência, lugarResumo
Este estudo tem por objetivo refletir sobre como as concepções de infância e criança instituíram-se ao longo da história, entrelaçando-se com as transformações sociais e com a constituição das instituições educativas, tomando a infância como constructo social e buscando compreender seu lugar na contemporaneidade. Trata-se de uma discussão teórica, que conceitua lugar para além de mera localização geográfica e o define como espaço do vivido, da experiência e das interações sociais, amparando-se nos estudos de Tuan (2013) e Augé (2012). Partindo desse viés, emerge a possibilidade de pensar a Educação Infantil na contemporaneidade como “lugar” de experiência, fundamentando-se nos pressupostos de Larossa (2011, 2017) e Agamben (2005), como espaços educativos que oportunizem novos olhares e sentidos sobre as infâncias, de modo que a criança seja valorizada em sua singularidade, podendo expressar-se sobre si e ser reconhecida enquanto sujeito social.
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