Peneiras que cirandam: pareceres pedagógicos e produção das infâncias na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13553

Palavras-chave:

cultura escolarizada, educação infantil, infâncias, pareceres pedagógicos

Resumo

Este artigo busca mostrar, a partir da análise de pareceres pedagógicos produzidos em uma escola de Educação Infantil/creche no interior do estado do Rio Grande do Sul, os modos que são narradas as crianças através de saberes que movimentam a atuação dos professores para a produção da criança neste espaço que tem se consolidado em uma cultura escolarizada. Ao analisar estes pareceres pedagógicos temos por objetivo referenciar a importância da formação de professores e da sua participação na construção de uma – ou muitas - cultura própria da Educação Infantil no contexto da Educação Básica e para a produção da criança na contemporaneidade. A analogia metodológica que colocamos em funcionamento é a da peneira que pela movimentação faz processar pelo passar/cair os elementos descartáveis para fazer surgir o elemento valioso.  Um cirandar em que se selecionam, pelos saberes que circulam no ambiente escolar, pelo movimento de peneiração, processos de enquadramento e de produção das crianças. Conclui-se o artigo apontando a necessidade de, nos contextos escolares da Educação Infantil, a produção de saberes que projetam uma cultura educacional para Educação Infantil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana Uecker, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

Professora da Rede Municipal de Santa Maria e Professora Substituta no Instituto Federal Farroupilha - campus Júlio de Castilhos. Mestranda em Políticas Públicas e Gestão Educacional pelo programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Licenciada em Pedagogia pela UFSM, Curso técnico integrado ao ensino médio - Curso Normal (2012). Possui vários cursos na área da Educação, bem como experiência profissional na Educação Infantil e Anos Iniciais. Atualmente pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em (In) Exclusão, Políticas Públicas, Formação de Professores, Educação Infantil e Pedagogia.

Leandra Bôer Possa, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestrado em Psicopedagogia - Universidad de La Havana (2001), Mestrado em Educação - Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) . Realizou Estágio Pós Doutoral em Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada na Universidade de Valencia, Espanha (2016-2017), bolsista CAPES. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Educação Especial, Programa de Pós Graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional.Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas linhas de pesquisa de Políticas Publicas em Educação, Educação Especial e Formação de Professores. Líder do Grupo Institucional GEPE/UFSM: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6763731375062082

Taciana Camera Segat, Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Departamento de Metodologia do Ensino Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional

Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas do 2º Grau - Educação Pré-Escolar Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pesquisa educacional sobre a infância, formação de professores, gestão educacional, metodologias de ensino e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, formação de professores, políticas públicas, articulação teoria-prática, prática de ensino e estágios curriculares do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduaçlão em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. É Líder do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA).

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Afiliada, 1981.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed,2001.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

EDWARDS, Carolyn. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). Territórios da infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. 2 ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2009.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Org.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura; para uma pedagogia da educação infantil. 2 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez, 2002.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de (Org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, n. 114, novembro/2001, p. 197-223. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf. Acesso em: 21 abr. 2018.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Editora Loyola, 2006.

HENN, Elí T.F; LOPES, Maura C. Inclusão & Educação. Minas Gerais: Autêntica, 2013.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 2010.

MACHADO, Roberto. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

MARÍN-DÍAZ, Dora L; LEÓN-PALENCIA, Ana C. Infancia: balance de un campo discursivo. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2018.

NARODOWSKI, Mariano. A infância como construção social. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez, 1996.

NARODOWSKI, Mariano. Adeus à Infância (e à escola que a educava). In: SILVA, Luiz H. (Org). A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 172-177.

NARODOWSKI, Mariano. Infância e Poder: Conformação da Pedagogia Moderna. Bragança Paulista: Ed. da Universidade de S. Francisco, 2001.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. 9ed. São Paulo: Cortez, 2010.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de (Org.). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SARLO, B. Cenas da Vida Pós-Moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As Crianças: contextos e identidades. Portugal: Centro de Estudos da Criança. Universidade do Minho, 1997.

PÉREZ GÓMEZ. A. I. A Cultura Escolar na Sociedade Neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade "deficiente" a partir dos significados da normalidade. Educação e Realidade, Porto Alegre: UFRGS, v. 24, n.2, 1999, p. 15-32. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/55373/33644 Acesso em: 23 Jan. 2018.

UECKER, Taciana. A produção da infância e da criança: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na Educação Infantil. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2019, 130 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Santa Maria, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/19142/DIS_PPGPPGE_2019_UECKER_TACIANA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 Jun. 2020.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, Culturas e Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: nº. 23, maio/agot, 2003. . p. 5-15.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2003, Nº 23. p.05-15. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a01.pdf Acesso em: 05 nov. 2018.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Foucault revoluciona a história. Brasília: editora UNB, 1982.

VEIGA, Cynthia Greive. Infância e modernidade: ações saberes e sujeitos. In: FARIA FILHO, Luciano (Org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 97-118.

VEIGA, Cynthia Greive. As crianças na história da Educação. In: SOUZA, Gizele de (Org.). Educar na Infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010, p. 21-39.

Downloads

Publicado

29.03.2022

Como Citar

UECKER, Taciana; POSSA, Leandra Bôer; SEGAT, Taciana Camera. Peneiras que cirandam: pareceres pedagógicos e produção das infâncias na educação infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e13553, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.13553. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13553. Acesso em: 29 mar. 2024.