Avaliação da aprendizagem na educação a distância: análise da prática, para início de conversa

Autores

  • Joana Paulin Romanowski Unicid

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1360

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Educação a distância. Ensino superior. Prática pedagógica.

Resumo

A educação a distância, na atualidade, inaugura uma nova alternativa de ampliação do ensino superior. Este artigo focaliza a avaliação de aprendizagem nessa modalidade de educação. Toma como referência práticas de avaliação realizadas em um curso de graduação com o objetivo de examinar e analisar essas práticas, tendo como base problemas e conflitos resultantes da relação entre a proposta expressa no projeto do curso e sua efetivação. Compreende a avaliação como processo articulado entre conteúdo, forma e objetivos de ensino em que professores e alunos geram alternativas para os problemas oriundos da prática pedagógica. Essa análise destaca que o processo de avaliação não se restringe à melhoria dos instrumentos e procedimentos, mas busca entender as implicações decorrentes dessa prática. Assim, a avaliação põe em pauta o debate sobre a finalidade da educação superior, especificamente na modalidade educação a distância.

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Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Unicid

Licenciaturas; Formação de Professores; Pesquisa

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Publicado

24.03.2009

Como Citar

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Avaliação da aprendizagem na educação a distância: análise da prática, para início de conversa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 283–306, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v10i2.1360. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1360. Acesso em: 23 maio. 2025.
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Joana Paulin Romanowski, Eloise Cristina Teixeira Freitas Brustolin (2024)
Orientações governamentais para a prática da avaliação de aprendizagem no cenário pandêmico de Covid-19 no estado do Paraná. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 32(125),
10.1590/s0104-40362024003204309
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