Apresentação do Dossiê Universidade, Ciência e Tecnologia e Mobilização do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13848Palavras-chave:
Mobilização do Conhecimento. Universidade. Ciência e Tecnologia.Resumo
Universidade, instituição secular sobre a qual já se atribuíram diversos significados sociais, modelos de organização e atuação, abriga práticas diversas, base de sua renovação. Em que pesem a diversidade de significados e propostas para a universidade, prevalece um determinado consenso quanto à ideia de que cabe a essa instituição produzir conhecimento relevante, que contribua com o desenvolvimento do país e que beneficie a população.
Na América Latina, a universidade tem se dedicado, especialmente, à formação profissional, constituindo-se ao longo dos séculos em espaço de ensino, mas também se tornou o principal locusde produção científica e tecnológica. Apesar disso, a partir das contrarreformas, a universidade latino-americana se converteu em alvo das críticas ‘neoliberais’ de que a ela caberia aprofundar ainda mais o compromisso com a produção científica, com base no que se institucionalizaram políticas de financiamento e avaliação que impuseram novos tempos e espaços para a pesquisa, a docência e a extensão. Diante do profundo processo de remodelação porque passaram (e passam) as universidades, a docência, por exemplo, parecia perder crescentemente espaço para o produtivismo científico vazio.
No atual momento histórico, que é de aprofundamento das contrarreformas e de brutal desmonte do financiamento público, outras questões são suscitadas sobre a significação social dessa instituição. Em que pesem as críticas feitas no passado, a universidade latino-americana é responsável pela maior parte da produção científica e tecnológica dos países da região. Esse conjunto de conquistas históricas - universidade de ensino e de pesquisa - passa por sério processo de desmonte.
Os autores que participam deste Dossiê se propõem a discutir a universidade trazendo elementos que contribuam não apenas com o diagnóstico, mas também com a constituição de alternativas na região a partir da ideia de mobilização do conhecimento.
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Referências
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