Apresentação do Dossiê Universidade, Ciência e Tecnologia e Mobilização do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13848

Palavras-chave:

Mobilização do Conhecimento. Universidade. Ciência e Tecnologia.

Resumo

Universidade, instituição secular sobre a qual já se atribuíram diversos significados sociais, modelos de organização e atuação, abriga práticas diversas, base de sua renovação. Em que pesem a diversidade de significados e propostas para a universidade, prevalece um determinado consenso quanto à ideia de que cabe a essa instituição produzir conhecimento relevante, que contribua com o desenvolvimento do país e que beneficie a população. 

Na América Latina, a universidade tem se dedicado, especialmente, à formação profissional, constituindo-se ao longo dos séculos em espaço de ensino, mas também se tornou o principal locusde produção científica e tecnológica. Apesar disso, a partir das contrarreformas, a universidade latino-americana se converteu em alvo das críticas ‘neoliberais’ de que a ela caberia aprofundar ainda mais o compromisso com a produção científica, com base no que se institucionalizaram políticas de financiamento e avaliação que impuseram novos tempos e espaços para a pesquisa, a docência e a extensão. Diante do profundo processo de remodelação porque passaram (e passam) as universidades, a docência, por exemplo, parecia perder crescentemente espaço para o produtivismo científico vazio. 

No atual momento histórico, que é de aprofundamento das contrarreformas e de brutal desmonte do financiamento público, outras questões são suscitadas sobre a significação social dessa instituição. Em que pesem as críticas feitas no passado, a universidade latino-americana é responsável pela maior parte da produção científica e tecnológica dos países da região. Esse conjunto de conquistas históricas - universidade de ensino e de pesquisa - passa por sério processo de desmonte. 

Os autores que participam deste Dossiê se propõem a discutir a universidade trazendo elementos que contribuam não apenas com o diagnóstico, mas também com a constituição de alternativas na região a partir da ideia de mobilização do conhecimento. 

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Biografia do Autor

Ivanise Monfredini, Universidade Católica de Santos

ɠDoutora em Educação: história e filosofia pela PUC-SP, professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas; Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Políticas Públicas em Educação: trabalho e formação; Coordenadora da Cátedra Dom Paulo Evaristo Arns da UNISANTOS;  coordena, junto Judith Naidorf e Christian Mendizabal o Grupo de Trabalho do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO) intitulado Ciência Social Politizada (2016-2019).

Judith Naidorf, Universidad de Buenos Aires

Es Doctora de la Universidad de Buenos Aires, Area Ciencias de la Educación. Licenciada en Ciencias de la Educación (UBA ) Investigadora Adjunta de Conicet con sede en el Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación y Docente regular de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA).  Es coordinadora del Grupo de Trabajo de Clacso “Ciencia social politizada” Dirige los proyectos PIP CONICET “Estrategias de movilización del conocimiento en ciencias sociales y humanidades” (2017-2019) UBACYT. Obtuvo las becas Clacso,  Faculty Research Program International Council for Canadian Studies, estímulo de la Secyt- UBA (1999) y Conicet doctoral (2001)  y postoctoral (2006).

Referências

LÖWY, Michel. (2016). O Estado de exceção predomina. A democracia é que foi excepcional. Em: Blog da Boitempo. Publicado em 30/05/2016. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2016/05/30/michael-lowy-o-estado-de-excecao-predomina-a-democracia-e-que-foi-excepcional/. Acesso em: 27 de dez 2018.

MONFREDINI, Ivanise. (2018). A Relação Universidade e Classes Populares. In: Revista Lusófona de Educação, 39, 5-9 5doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle39, p131-145.

NAIDORF, Judith e ALONSO, Mauro. (2018). La movilización del conocimiento en tres tiempos. In: Revista Lusófona de Educação, 39, 81-95 81doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle39.06.2018

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Publicado

03.06.2019

Como Citar

MONFREDINI, Ivanise; NAIDORF, Judith. Apresentação do Dossiê Universidade, Ciência e Tecnologia e Mobilização do Conhecimento. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 49, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n49.13848. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13848. Acesso em: 23 maio. 2025.
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