Práticas pedagógicas: diálogo intertextual entre linguagens culturais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13920

Palavras-chave:

consciência histórica, história e cultura afro-brasileira e indígena, educação reflexiva

Resumo

De acordo com Rüsen (2010), sentidos novos podem levar a novas representações no contexto histórico da experiência do passado, que requer novas técnicas. Esta pesquisa qualitativa foi realizada na cidade de Araçatuba/SP, com 49 acadêmicos dos cursos superiores em tecnologia. A escolha do campo de investigação e da população foi feita em razão da disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, inserida pelas leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. O instrumento aplicado pela professora baseia-se na perspectiva argumentativa da pesquisa-ação, envolvendo pesquisadora-professora e participantes-acadêmicos. Foram propostas duas indagações-argumentativas aos discentes: “Como observam a participação dos indígenas/negros na história do Brasil? Qual o significado das palavras índio/negro na história do Brasil”. Analisaram-se, sob a óptica da competência narrativa da consciência histórica, a consciência transitiva ingênua freireana e a consciência prévia rüseniana, as possíveis alterações a partir do saber histórico, intermediado por linguagens culturais (livros literários, músicas, filmes e documentários brasileiros) do século XVIII ao XXI. Os resultados demonstram que o alunado correspondeu às propostas, frisando a continuidade desse processo nesta e em outras instituições de nível superior.

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Biografia do Autor

Sueli do Nascimento, Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/Campus de Marília

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (Unesp), Campus de Marília. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Unidade Paranaíba-MS); integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília/SP.  Atua como docente e pesquisadora, nas disciplinas de: História e Cultura Afroindígena,  Cultura e Mitologia, Libras e como também AEE - Atendimento Educacional Especializado

Diogo da Silva Roiz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Unidade de Paranaíba

 Professor associado aos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais da UEMS, e dos programas de pós-graduação em Educação e do ProfHistória. Doutor em História pela UFPR, onde também concluiu estágio de pós-doutorado em 2015. E-mail: diogosr@uems.br. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0001-8952-7826.

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

DO NASCIMENTO, Sueli; DA SILVA ROIZ, Diogo. Práticas pedagógicas: diálogo intertextual entre linguagens culturais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e13920, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.13920. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13920. Acesso em: 1 jun. 2025.

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