Práticas pedagógicas: diálogo intertextual entre linguagens culturais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13920Palavras-chave:
consciência histórica, história e cultura afro-brasileira e indígena, educação reflexivaResumo
De acordo com Rüsen (2010), sentidos novos podem levar a novas representações no contexto histórico da experiência do passado, que requer novas técnicas. Esta pesquisa qualitativa foi realizada na cidade de Araçatuba/SP, com 49 acadêmicos dos cursos superiores em tecnologia. A escolha do campo de investigação e da população foi feita em razão da disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, inserida pelas leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. O instrumento aplicado pela professora baseia-se na perspectiva argumentativa da pesquisa-ação, envolvendo pesquisadora-professora e participantes-acadêmicos. Foram propostas duas indagações-argumentativas aos discentes: “Como observam a participação dos indígenas/negros na história do Brasil? Qual o significado das palavras índio/negro na história do Brasil”. Analisaram-se, sob a óptica da competência narrativa da consciência histórica, a consciência transitiva ingênua freireana e a consciência prévia rüseniana, as possíveis alterações a partir do saber histórico, intermediado por linguagens culturais (livros literários, músicas, filmes e documentários brasileiros) do século XVIII ao XXI. Os resultados demonstram que o alunado correspondeu às propostas, frisando a continuidade desse processo nesta e em outras instituições de nível superior.
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