A formação de professores – epistemologia e práxis criadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13935

Palavras-chave:

formação de professores, epistemologia, materialismo histórico dialético, teoria e prática, práxis criadora

Resumo

A formação de professores é uma área de pesquisa que necessita de uma corrente filosófica orientadora. O objetivo do texto é discutir a formação de professores como epistemologia da práxis criadora, cujas reflexões e diálogo são orientados pelo materialismo histórico dialético.  A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica recorrendo a alguns autores da matriz filosófica como Marx (1982), Vázquez (1977), Vygotsky (2003,2005) e Kosik (2010), bem como ao tema formação de professores com base em autores como Schön (1997), Tardif (2002) e Pimenta (2005), entre outros.  Os resultados evidenciaram que nossa compreensão segue na contramão dos racionalistas práticos que concebem a Formação de Professores limitada ao mundo da consciência comum, sem garantir o desenvolvimento do pensamento científico sobre a docência, o qual a subsidia à apropriação e objetivação de uma práxis criadora.  Teoria e prática são fundamentais na formação docente, sendo a primeira orientada por uma matriz epistêmica.

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Biografia do Autor

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU) - MG

Doutora em Educação/Currículo (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Pos doutorado pela FEUSP Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Grupos:  membro do GPEFORM / Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores e GEPPOPE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas

Vinculo profissional:  Professora da graduação e pós graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

Endereço institucional :  Faculdade de Educação - Faced. Ufu. MG 

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia

 

Doutora e Mestre  em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Grupos:  membro do  NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO; GEPAE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional; Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias (GEPI). 

  

Vinculo profissional:  Professora da graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

Endereço institucional :  Faculdade de Educação - Faced - Uberlândia

 

 

 

Referências

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

CÉLIA BORGES, Maria; RICHTER, Leonice Matilde. A formação de professores – epistemologia e práxis criadora. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 59, p. e13935, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n59.13935. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13935. Acesso em: 25 maio. 2025.

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