Teatro com bebês: narrando vivências na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14014Palavras-chave:
Estudos da Infância, Pesquisa com Bebês, Teatro com Bebês, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os estudos contemporâneos no campo da infância, tendo como recorte central a pesquisa com bebês. Conceitualmente, assumimos por bebês o desenho estabelecido nas legislações e na área acadêmica que envolve a primeira infância, ou seja, do nascimento até 36 meses. O trabalho situou-se na interface das vivências dos bebês e suas enunciações, possibilitadas pelas atividades cênicas que assumimos e denominamos como teatro com bebês, que consistiu na oferta de um ambiente pensado para recebê-los, criando uma situação social em que se potencializaram suas atividades criadoras. Metodologicamente, a pesquisa com os bebês foi feita no espaço da educação infantil da Escola Nossa, em Niterói, Rio de Janeiro. Como principais conclusões mencionamos a potência que o teatro com bebês promove quando em interação com os adereços cênicos; suas enunciações enquanto, ao mesmo tempo, atores e plateia a partir da oferta cênica vinculada diretamente ao ato de brincar apresentam acontecimentos irrepetíveis e portadores de vivências que possibilitam seus protagonismos.
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