Relações entre famílias e instituições de educação infantil: o compartilhamento do cuidado e educação das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14110

Palavras-chave:

Compartilhamento, Educação Infantil, Famílias

Resumo

O objeto deste artigo é a relação entre famílias e a instituição de Educação Infantil (IEI) e buscou responder à seguinte pergunta: que significados os familiares constroem sobre a frequência de suas crianças à IEI? O enfoque adotado foi o da análise compreensiva do fenômeno das relações entre famílias e escola, com o propósito de elucidar as possibilidades do compartilhamento do cuidado e educação de bebês e crianças de 0 a 5 anos como função da Educação Infantil. A pesquisa, de caráter qualitativo, abrangeu diferentes instrumentos de construção de dados, dentre os quais a realização de grupos focais com familiares, que constituem as fontes empíricas analisadas neste artigo. A categoria central discutida é o compartilhamento e seus elementos constitutivos. Como resultados, a pesquisa revelou que o compartilhamento do cuidado e educação das crianças apresenta dimensões espaço-temporais que extrapolam os tempos e espaços da escola e se relaciona com processos de construção da confiança, segurança e bem-estar de crianças e adultos. 

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Biografia do Autor

Isabel de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Nùcleo de Estudos sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI/FaE/UFMG.

Iza Rodrigues da Luz, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia - Psicólogo pela Universidade de Brasília (1998), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, seus projetos de ensino, pesquisa e extensão se concentram principalmente nos seguintes temas/áreas: Educação Infantil em contextos urbanos e rurais, formação de professores, agressividade, infância e processo de desenvolvimento humano.

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Publicado

30.09.2019

Como Citar

SILVA, Isabel de Oliveira e; LUZ, Iza Rodrigues da. Relações entre famílias e instituições de educação infantil: o compartilhamento do cuidado e educação das crianças. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e14110, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.14110. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14110. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 50 - Educação Infantil e suas Infâncias