Tutoria e autoria: novas funções provocando novos desafios na educação a distância

Autores

  • Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1480

Palavras-chave:

Autor. Educação a distância. Professor. Tutor.

Resumo

Este texto apresenta algumas das funções dos professores em cursos de licenciatura a distância de uma sede para pólos de apoio presencial em todo o País. Para manter uma unidade nas disciplinas, os professores, como autores, escrevem o livro didático e o material de aprendizagem da Web em linguagem dialógica com orientação para o estudo individual. Desenham atividades que fazem os alunos interagirem entre si, independentemente de gênero, raça e idade. Como regentes de aula, os professores interagem com os alunos via 0800, quando ministram a teleaula no estúdio. Como tutores do conhecimento, falam na Web Radio e participam dos chats. Como tutores locais, há professores que interagem e motivam os alunos nos pólos. Quando ensinam no estúdio, chegando até os alunos via satélite ou quando conversam via telefone ou via Internet, os professores instigam os alunos a formação de equipes, desenvolvendo trabalho e atitudes colaborativas.

Downloads

Biografia do Autor

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, USP

Doutorado e mestrado em Educação - USP; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Processos Educacionais Interativos (NUPPEI) - UniversidadeTuiuti - PR; Professora do PPGE - Mestrado em Educação da UTP. Curitiba - PR [Brasil]

Downloads

Como Citar

DE CAMARGO CORTELAZZO, Iolanda Bueno. Tutoria e autoria: novas funções provocando novos desafios na educação a distância. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 307–326, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i2.1480. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1480. Acesso em: 22 maio. 2025.
Visualizações
  • Resumo 544
  • PDF 372