O conflito do neoconservadorismo brasileiro com Paulo Freire: a disputa entre a opressão e a autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.14824

Palavras-chave:

autonomia, neoconservadorismo, Olavo de Carvalho, opressão, pedagogia de Paulo Freire

Resumo

Recentemente, principalmente a partir da última década, uma onda neoconservadora emergiu no Brasil, representada por movimentos reacionários que elegeram Bolsonaro, influenciados pelo ideólogo Olavo de Carvalho. Este artigo explorou e sintetizou o pensamento pedagógico de Freire e o pensamento dos pensadores clássicos do conservadorismo, por conseguinte, fez-se uma análise do conteúdo de um artigo de opinião e uma entrevista de Carvalho que trataram sobre Freire e uma análise sobre os conflitos característicos entre a síntese da pedagogia de Freire e do pensamento neoconservador. Assim, inferiu-se que o movimento neoconservador brasileiro menospreza, não reconhece e rejeita o legado e o pensamento educacional de Paulo Freire devido a natureza ideológica e valorativa divergente e incompatível entre o ambos. Portanto, concluiu-se que o movimento neoconservador brasileiro procura manter status quo, ou seja, a existência e manutenção da relação entre opressores e oprimidos; por isso, não aceita a proposta de Freire sobre a libertação dos oprimidos por meio da educação que dialoga com a realidade do estudante, que o faz pensar, formar senso crítico e, assim, libertar-se do estado de opressão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donizete Ferreira Beck, Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Especialista em Ciência Política.

Rodrigo Barboza dos Santos, Centro Universitário Santa Rita – UNISANTARITA.

Coordenador e Professor do Curso de Pedagogia e Coordenador de Projetos Acadêmicos do Centro Universitário Santa Rita.

Referências

ALESSI, Gil. Plano de Bolsonaro para ‘desesquerdizar’ educação vai além do Escola Sem Partido. El País, 23 mai. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/20/politica/1558374880_757085.html Acesso em: 26 mai. 2019.

APPLE, Michael W. Standards, subject matter, and a romantic past. Educational Policy, v. 15, p. 323-333, 2001.

APPLE, Michael W. Strategic alliance or hegemonic strategy: Conservatism among dispossessed. London Review of Education, v. 1, p. 57-60, 2003.

APPLE, Michael W. Creating Difference: Neo-Liberalism, Neo-Conservatism and the Politics of Educational Reform. Educational Policy, v. 18, n. 1, p. 12-44, 2004.

APPLE, Michael W. Education and Power. Nova Iorque: Routledge, 2012.

BEGUOCI, Leandro. MEC não pode ser privatizado para Olavo de Carvalho. Folha de São Paulo, Nova Escola, 1 mai. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/novaescola/2019/05/mec-nao-pode-ser-privatizado-para-olavo-de-carvalho.shtml Acesso em: 26 mai. 2019.

BENITES, Afonso. Sob pressão, Bolsonaro libera verba para Educação e sofre revés na Câmara. El País, política, Brasília, 23 mai. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/23/politica/1558566950_721450.html Acesso em: 26 mai. 2019.

BURKE, Edmund. Reflections on the French Revolution. London: The Temple Press Letchworth, 1910.

CARVALHO, Olavo de. Educação e consciência. Educação, jul. 1999. Disponível em: http://olavodecarvalho.org/educacao-e-consciencia/ Acesso em 27 jul. 2019.

CARVALHO, Olavo de. Viva Paulo Freire! 19. Abr. 2012. Disponível em: http://olavodecarvalho.org/viva-paulo-freire/ Acesso em: 27 jul. 2019.

CASIMIRO, Flávio Henrique Calheiros. As classes dominantes e a nova direita no Brasil contemporâneo. In: GALLEGO, Esther Solano (org.) O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil, São Paulo: Boitempo, 2018.

CÊPEDA, Vera Alves. A nova direita no Brasil: contexto e matrizes conceituais. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 2, p. 40-74, 2018.

CHÂTELET, François; DUHAMEL, Olivier; PISIER-KOUCHNER, Évelyne. História das Ideias Políticas, 2a. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

DELCOURT, Laurent. Um TeaParty tropical: a ascensão de uma “nova direita” no Brasil. Lutas Sociais, [S.I.], v. 20, n. 36, p. 126-139, 2016.

DOS SANTOS, Marcelo Alves. Cartografia das redes da revolta: fluxos políticos de oposição no Facebook. Contemporânea, v. 12, n. 2, 2015.

FAIRCLOUGH, Norman; FAIRCLOUGH, Isabela. Textual Analysis. In: BEVIR, Mark; RHODES, Roderick Arthur William (Eds.) Routledge Handbook of Interpretative Political Science, 1a. ed., Abingdon: Routledge, 2016, p. 186-198.

FERNANDES, Talita. Em live com Bolsonaro, Weintraub explica cortes da Educação com ‘chocolatinhos’. Folha de São Paulo, educação, 09 mai. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/05/em-live-com-bolsonaro-weintraub-explica-cortes-da-educacao-com-chocolatinhos.shtml. Acesso em: 26 mai. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, Moacir. Alfabetizar e Politizar. Angicos, 50 anos depois. Foro de Educación, v. 12, n. 16, p. 51-70, 2014.

GALLEGO, Esther Solano. La Bolsonarización de Brasil. Documentos de Trabajo IELAT, n. 121, p. 4-27, 2019.

GAMBA, Karla; MARIZ, Renata. Bolsonaro diz que vai mudar patrono da Educação brasileira, título conferido a Paulo Freire. O Globo, sociedade, 29. Abr. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/bolsonaro-diz-que-vai-mudar-patrono-da-educacao-brasileira-titulo-conferido-paulo-freire-23630439 Acesso em: 26 mai. 2019.

GEE, James Paul. An Introduction to discourse analysis: theory and method. London: Routledge, 1999.

GEE, James Paul. Introducing Discourse Analysis: from grammar to society. London: Routledge, 2018.

GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. O neoconservadorismo e os retrocessos na agenda educacional. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, edição especial EDEA, n. 2, p. 213-228, 2019.

GREEN, Elliot. What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)? The London School of Economics and Political Science Impact Blog, 12 mai. 2016. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/ Acesso em 01 jun. 2019.

HADDAD, Sérgio; SIQUEIRA, Filomena. Analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil. Revista Brasileira de Analfabetismo, v. 1, n. 2, p. 88-110, 2015.

HEWER, Christopher J.; LYONS, Evanthia. Political Psychology: A Social Psychological Approach. Hoboken: John Wiley & Sons, 2018.

HUNTINGTON, Samuel Phillips. Conservatism as Ideology. The American Political Science Review, v. 51, n. 2, p. 454-473, 1957.

ISTOÉ. Olavo de Carvalho, o controvertido ideólogo do governo Bolsonaro. Istoé, AFP: 09 mai. 2019 Disponível em: https://istoe.com.br/olavo-de-carvalho-o-controvertido-ideologo-do-governo-bolsonaro/ Acesso em: 26 mai. 2019.

JOST, John T.; GLASER, Jack; KRUGLANSKI, Arie W.; SULLOWAY, Frank J. Political Conservatism as Motivated Social Cognition. Psychological Bulletin, 129(3), 339-375.

KIRK, Russell. Why Edmund Burke is studied. Modern Age, v. 30, n. 3, p. 237-244, 1986.

KIRK, Russell. The Conservative Mind: From Burke to Eliot. Washington, Regnery Publishing, 2001.

KOLKO, Gabriel. The Triumph of Conservatism: a reinterpretation of American History. Nova Iorque: The Free Press, 1977.

LIND, Michael. Up from conservatism: why the right is wrong for America. Nova Iorque: Free Press, 1996.

RAND, Ayn. The Virtue of Selfishness: a new concept of Egoism. Nova Iorque: Penguin, 1964.

RAND, Ayn. Atlas Shrugged. Nova Iorque: Dutton, 2005.

RAND, Ayn. The Fountainhead. Nova Iorque: A Signet Book, 1993.

ROBIN, Corey. The reactionary mind: conservatism from Edmund Burke to Donald Trump. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018.

ROCHA, Camila. O boom das novas direitas brasileiras: financiamento ou militância? In: GALLEGO, Esther Solano (org.) O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil, São Paulo: Boitempo, 2018.

ROSA, Pablo Ornelas; REZENDE, Rafael Alves; MARTINS, Victória Mariani de Vargas. As consequências do etnocentrismo de Olavo de Carvalho na produção discursiva das novíssimas direitas conservadoras brasileiras. Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses, v. 4, n. 2, 2018.

RYAN, Maria. Neoconservatism and the new American century. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2010.

SCRUTON, Roger. The Meaning of Conservatism. 3th ed. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2001.

SOWELL, Thomas. Black Education: Myths and Tragedies. Nova Iorque: David McKay Company, 1974.

SOWELL, Thomas. Education: assumptions versus history. Stanford: Hoover Institution Press, 1986.

SOWELL, Thomas. Choosing a College: a guide for parents and students. Nova Iorque: Harper & Row, 1989.

SOWELL, Thomas. Inside American Education: the decline, the deception, the dogmas. Nova Iorque: Free Press, 1993.

SOWELL, Thomas. Race and Culture: A World View. Nova Iorque: Basic Books, 1994.

SOWELL, Thomas. Knowledge and Decisions. Nova Iorque: Basic Books, 1996.

SOWELL, Thomas. Affirmative Action around the World: an empirical study. New Haven: Yale University Press, 2004.

SOWELL, Thomas. A Conflict of Visions: Ideological Origins of Political Struggles (2nd ed.). Nova Iorque: Basic Books, 2007.

SOWELL, Thomas. Dismantling America and other controversial essays. Nova Iorque: Basic Books, 2010.

SOWELL, Thomas. Economics Facts and Fallacies (2nd ed.). Nova Iorque: Basic Books, 2011.

SOWELL, Thomas. “Trickle Down” Theory and “Tax Cuts for the Rich”. Stanford: Hoover Institution Press, 2012.

SOWELL, Thomas. Intellectuals and Race. Nova Iorque: Basic Books, 2013.

SOWELL, Thomas. Basic Economics: A Common Sense Guide to the Economy (5th ed.). Nova Iorque: Basic Books, 2015a.

SOWELL, Thomas. Intellectuals and Society. Nova Iorque: Basic Books, 2015b.

SOWELL, Thomas. Wealth, Poverty and Politics: an international perspective. Nova Iorque: Basic Books, 2015c.

TANNEN, Deborah; HAMILTON, Heidi E.; SCHIFFRIN, Deborah. The Handbook of discourse analysis. Chichester: Willey Blackwell, 2015.

VAÏSSE, Justin. Neoconservatism: the biography of a movement. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2010.

VOU ficar quietinho e não me meto mais na política brasileira, diz Olavo. Folha de São Paulo, poder, São Paulo, 16 mai. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/05/vou-ficar-quietinho-e-nao-me-meto-mais-na-politica-brasileira-diz-olavo.shtml Acesso em 26 maio. 2019.

Downloads

Publicado

29.03.2022

Como Citar

BECK, Donizete Ferreira; DOS SANTOS, Rodrigo Barboza. O conflito do neoconservadorismo brasileiro com Paulo Freire: a disputa entre a opressão e a autonomia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e14824, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.14824. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14824. Acesso em: 28 mar. 2024.