O conflito do neoconservadorismo brasileiro com Paulo Freire: a disputa entre a opressão e a autonomia

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.14824

Mots-clés :

autonomia, neoconservadorismo, Olavo de Carvalho, opressão, pedagogia de Paulo Freire

Résumé

Recentemente, principalmente a partir da última década, uma onda neoconservadora emergiu no Brasil, representada por movimentos reacionários que elegeram Bolsonaro, influenciados pelo ideólogo Olavo de Carvalho. Este artigo explorou e sintetizou o pensamento pedagógico de Freire e o pensamento dos pensadores clássicos do conservadorismo, por conseguinte, fez-se uma análise do conteúdo de um artigo de opinião e uma entrevista de Carvalho que trataram sobre Freire e uma análise sobre os conflitos característicos entre a síntese da pedagogia de Freire e do pensamento neoconservador. Assim, inferiu-se que o movimento neoconservador brasileiro menospreza, não reconhece e rejeita o legado e o pensamento educacional de Paulo Freire devido a natureza ideológica e valorativa divergente e incompatível entre o ambos. Portanto, concluiu-se que o movimento neoconservador brasileiro procura manter status quo, ou seja, a existência e manutenção da relação entre opressores e oprimidos; por isso, não aceita a proposta de Freire sobre a libertação dos oprimidos por meio da educação que dialoga com a realidade do estudante, que o faz pensar, formar senso crítico e, assim, libertar-se do estado de opressão.

 

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Donizete Ferreira Beck, Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Especialista em Ciência Política.

Rodrigo Barboza dos Santos, Centro Universitário Santa Rita – UNISANTARITA.

Coordenador e Professor do Curso de Pedagogia e Coordenador de Projetos Acadêmicos do Centro Universitário Santa Rita.

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Publiée

2022-03-29

Comment citer

BECK, Donizete Ferreira; DOS SANTOS, Rodrigo Barboza. O conflito do neoconservadorismo brasileiro com Paulo Freire: a disputa entre a opressão e a autonomia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e14824, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.14824. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14824. Acesso em: 12 déc. 2024.